VEM AÍ A BIENAL DE TEATRO LAMBE-LAMBE DE PARANAGUÁ


A mostra será em meio virtual (online) de 15 a 22 de maio e contará com 28 espetáculos, além de palestras, oficinas, laboratórios e lançamento de livro.

No mês de maio, do dia 15 ao 22, a cidade de Paranaguá receberá a 1ª Bienal de Teatro LambeLambe. Serão 28 espetáculos de sete estados do Brasil, mais o Distrito Federal; além da Argentina, Chile e México.

Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o evento será apresentado em meio virtual (online) através das plataformas do Youtube e Facebook.
A Bienal contará com a participação especial das criadoras do Teatro Lambe-Lambe, Denise di Santos, com a Palestra/Espetáculo “O vir a ser”; e Ismine Lima, com o espetáculo de Teatro LambeLambe “Esperando Dora” e lançamento do seu livro “Circo de papel”.

Também haverá palestra com Camila Landon Vío, da Fundación OANI-Chile e Oficina de Dramaturgia para Teatro Lambe-Lambe com Valeria Correa Rojas, de Valparaíso/Chile.
A programação contará com 26 Companhias, oriundas de 7 Estados brasileiros, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e do Distrito Federal; além da Argentina, Chile e México!

Representantes do Paraná, a Cia Substrato Cênico, de Alyne Rocha, de Curitiba e Cia La Polilla, de Ruddy Castillo de Paranaguá, além da abertura da Bienal que contará com performance de Elder Kloster de Curitiba/PR.

E mais:
• Laboratório de Teatro Lambe-Lambe – Mediação Amabilis de Jesus- UNESPAR-Curitiba/PR/Brasil;
• Laboratório de Teatro Lambe-Lambe – Mediação Andréa Rosa- Articuladora CulturalItajaí/SC/Brasil;
• Laboratório de Teatro Lambe-Lambe – Mediação Sandra Coelho- Artista e Psicóloga – Itajaí/SC/Brasil

O Teatro Lambe-Lambe é uma arte genuinamente brasileira. Criado na década de 80 em Salvador, na Bahia, por Ismine Lima e Denise di Santos, este jeito de fazer teatro foi inspirado nas antigas caixas fotográficas do século XIX.

Inecê Gomes, integrante da Trágica Companhia de Arte ao lado de Jacques Beauvoir, idealizadoras e realizadoras da Bienal de Teatro Lambe-Lambe, explica:

“Os espetáculos em miniaturas são apresentados dentro de uma caixa, onde um espectador por vez é conduzido na ludicidade da história”.

Desde 2013, Inecê e Jaques circulam com seus espetáculos de teatro lambe-lambe por Curitiba e em diversos festivais pelo Brasil e América Latina. Agora elas estão trazendo essa Bienal para Paranaguá conhecer e se encantar com o infinito universo do Teatro Lambe-Lambe.

Realização: Trágica Cia de Arte – Companhia Paranaense de Teatro de Formas Animadas.
Apoio: Copel – Uma das maiores companhias elétricas do Brasil que está presente em dez estados brasileiros.

Contato para maiores informações: Inecê Gomes – 41 99720-6430 – Email: [email protected]
Visite: https://www.facebook.com/bienal.lambe
Instagram: @bienal.lambe

PROJETO APROVADO NO PROGRAMA ESTADUAL DE FOMENTO E INCENTIVO À CULTURA I PROFICE – SECRETARIA DE ESTADO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL E DA CULTURA I GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ.