Mais de 15 alunos participaram da iniciativa, que reforça a importância da solidariedade e da formação humanizada na área da saúde
Os acadêmicos de Medicina da Uniube promoveram, na última sexta-feira (29/08), um trote solidário com os calouros do curso. A atividade aconteceu no Hemocentro de Uberaba, onde os novos estudantes puderam conhecer a estrutura e participar da doação de sangue.
Ao todo, mais de 15 alunos aderiram à ação. Cada bolsa de sangue doada tem potencial para salvar até quatro vidas. Para o presidente da Atlética de Medicina, Matheus Henrique, a iniciativa é um exemplo de acolhimento e responsabilidade social: “O trote solidário já virou tradição no nosso curso. A cada semestre, recebemos os calouros e os trazemos ao Hemocentro, sempre caracterizados com as cartolas, para marcar esse momento. Mais do que uma recepção, é uma maneira de dar o exemplo como futuros profissionais da saúde”.
A estudante Greta Moraes também ressaltou o impacto positivo da atividade: “O trote já se tornou uma prática essencial para o nosso curso e para a Atlética por unir tradição, solidariedade e responsabilidade social. Muitas vezes, quando as pessoas veem os alunos da Medicina doando, também se sentem motivadas a doar”.
Para a diretora do curso de Medicina, Fabiana Prado, o trote solidário contribui para uma formação mais humana e consciente: “O trote é um marco na vida universitária, pois simboliza a conquista de um sonho e o início de uma trajetória acadêmica. Quando a Atlética e o diretório acadêmico ressignificam esse momento e o transformam em uma ação solidária, precisamos valorizar e apoiar”.