Como parte do processo de reestruturação do Colegiado do Curso Superior de Instrumento, o Trio Olmeta chega a Curitiba para apresentar e discutir sua pesquisa musicológica. Com especial enfoque em cantos de tradição oral, o concerto faz parte do plano de verticalização do Curso Superior de Instrumento do Campus I – Embap. Visando um maior diálogo com os países que compõe o Cone Sul e a Bacia Platina, o plano propõe um giro geopolítico na matriz curricular do Curso, possibilitando orientações estruturais que valorizem a produção musical da região.
Cantos de tradição oral são músicas que atravessam gerações transmitidas oralmente. A identidade dos autores é desconhecida e muitas vezes a mesma melodia é encontrada com letras e variações em vilarejos pouco distantes.
Existem cantos de trabalho, de passagem das estações, de casamento, de mortos. Nas comunidades tradicionais esses cantos são intimamente ligados a rituais e não existem fora deles. Gerações de músicos entraram em contato com esse riquíssimo acervo de diversos países e emprestaram sua sensibilidade para transmitir esse imenso patrimônio mundial.
Criado em 2014 no Festival de Outono de Polifonias de Tradição Oral de Patrimônio, Córsega, o Trio Olmeta é formado por Cécile Voltz (França), Roberto Moura (Brasil/França) e Laurence Decaesteker (França).
O repertório do trio privilegia as polifonias à capella. São cantos sem acompanhamento instrumental com mais de uma linha melódica. Roberto Moura e Cécile Voltz se encontraram na Universidade de Paris XI em 2001, onde Cécile foi professora de regência coral. A partir desse encontro os dois desenvolvem intensa parceria na pesquisa e interpretação de cantos de tradição oral de diversas origens: França, Itália, Bulgária, Ucrânia, África e Brasil.
Laurence Decaesteker é cantora, artista plástica e pedagoga em educação artística. Através do encontro com Cécile Voltz e as melodias dos cantos provençais e do leste europeus, desenvolve um trabalho de pesquisa e interpretação.
Além do trabalho com o trio, Roberto Moura e Cécile Voltz participam de diversas formações, dirigindo em Paris e Aix-en-Provence grupos de cantores e intérpretes de músicas de tradição oral, além de ministrarem regularmente cursos e masterclass.
Nesta série de concertos no Brasil, o Trio Olmeta apresentará cantos da Ucrânia, Bulgária, sul da Itália, Sardenha, e de regiões da França: Béarn, Provence, Córsega e Bretanha.
O concerto terá duração de uma hora.
_
Serviço:
Trio Olmeta (Musica Etnológica)
Auditório Bento Mossurunga
Quinta – 7 de dezembro – 20h30
Rua Francisco Torres, 253 – Curitiba
Entrada Franca
…
Fonte: Assessoria (Daniel Binotto)
Foto: Divulgação