Trilha sonora para espetáculo Amigo é inspirada em músicas tradicionais irlandesas e brasileiras


Músico, filho de pai irlandês, dá tom à trilha sonora de espetáculo teatral infantil, inspirada em músicas tradicionais irlandesas e brasileiras

Neste final de semana acontecem as últimas apresentações do espetáculo AMIGO, da Oras, Carambolas Cia de Teatro. As apresentações online são transmitidas ao vivo, às 11 horas, no Canal do YouTube Cia

Por conta do sucesso, haverá uma sessão extra no sábado, 12h30. AMIGO é uma adaptação do conto infantil O Amigo Fiel, escrito por Oscar Wilde.

Para este espetáculo, a Cia se inspirou nas tradicionais apresentações de teatro de rua, principalmente aquelas que ocorrem em pequenas cidades do nordeste do Brasil. Mas, também nas origens do autor irlandês. É inserido nesses dois universos, que surge o responsável pela trilha sonora do espetáculo, o músico Kevin Shortall.

Kevin é filho de mãe brasileira e pai irlandês, cresceu ouvindo e vivenciando intensamente a música de ambos os países. Claro que suas origens contribuíram para dar tom à trilha. A concepção musical do espetáculo partiu da proposta de um diálogo entre a música praticada pelos músicos e artistas populares do sertão nordestino do Brasil e a música tradicional praticada no país do autor, a Irlanda.

AMIGO

Por meio da inserção de músicas, cenários virtuais e animações digitais, o espetáculo é um convite às crianças a se entreterem e refletirem sobre o tema amizade. Com isso, a Cia espera levar à plateia saudáveis discussões sobre as contradições inerentes à vida em sociedade.

A concepção e produção audiovisual é um elemento estético central do projeto, que visa corroborar no desenvolvimento da criação do ambiente lúdico e dinâmico, pertinente a um espetáculo destinado às crianças.

AMIGO é uma realização da Oras, Carambolas Cia de Teatro com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio de recursos do Edital Proac-SP 07/2021.

Sobre a Cia

Formada por Érica Negreiros e Luiz Eduardo Frin, a Oras, Carambolas Companhia de Teatro se interessa pelo teatro que diverte e faz pensar, pela teatralidade popular, por criança que assiste e faz arte, por música, dança e tecnologia. “Amigo” é o seu primeiro espetáculo e tem um pouco disso tudo.

Kevin Shortall

Kevin Shortall começou a tocar violão aos 14 anos de idade e não parou de aprender novos estilos e instrumentos desde então. Filho de mãe brasileira e pai irlandês, cresceu ouvindo e vivenciando intensamente a música de ambos os países. Formou-se bacharel em guitarra jazz pelo Conservatório Real de Birmingham, no Reino Unido, em 2005.

Em 2018 recebeu o diploma de bacharel em Arranjo em MPB pela UniRio. Kevin toca guitarra, violão de 6 e 7 cordas, ukulele, banjo tenor e bouzouki, e é atuante em cenas de linguagens musicais diversas. Toca em várias bandas conhecidas e respeitadas em suas respectivas áreas, como o Café Irlanda (música irlandesa), SoulTrane (jazz), e o Regional Subindo a Serra (choro). Integrou a Midlands Youth Jazz Orchestra, no Reino Unido, quando esta foi campeã da BBC Big Band Competition, em 2005.

Já se apresentou na América do Norte, Europa e Ásia com suas bandas, acompanhou artistas famosos como Jamie Cullum e abriu shows de bandas conhecidas, como o Matanza. Em paralelo, Kevin desenvolve também seu trabalho como educador, em especial nas áreas de jazz e música irlandesa. É membro fundador e atual tesoureiro da seção brasileira da Comhaltas, associação internacional de fomento à música tradicional irlandesa.

FICHA TÉCNICA

Elenco: Marcelo Mameh, Érica Negreiros, Luiz Eduardo Frin, Carol Bannvart

Adaptação do conto original de “O Amigo Fiel”, de Oscar Wilde: Luiz Eduardo Frin, com colaboração de Érica Negreiros

Direção: Luiz Eduardo Frin
Direção musical: Kevin Shortall
Direção de vídeo: Alan Ferreira Pereira
Produção: Érica Negreiros
Trilha sonora: Kevin Shortall (músicas, arranjos instrumentais e vocais) e Luiz Eduardo Frin (letras)
Músicos: Carla Raíza (violino), Gabriel Moreira (flauta transversal, tin whistle), Giovani Di Ganzá (zabumba, triângulo, bodhrán), Kevin Shortall (viola caipira, violão de 7 cordas, guitarra, violão DADGAD, programação)
Gravações, edições, mixagens e masterizações das músicas: Daniel Littwin – New York Digital
Design de figurino: Érica Negreiros
Design gráfico: Mikha e Chrystian Rick – Et Cetera
Cenários virtuais: Alan Ferreira Pereira
Fotografias de divulgação: Chris Ceneviva – cenavivaestudio
Gravação e transmissão ao vivo online: Studio Smart. TV
Operador de câmera: Ariel Bernardino
Operadora de vídeo e efeitos visuais: Cayne Ribeiro
Técnico de som: Edu Bach
Efeitos visuais: Lara Bernardino
Composição de 3D: Rafael Alves Almeida
Técnico de transmissão: João Vitor da Silva Severino
Coreografia irlandesa: Fernanda Faez – Banana Broadway
Confecção de Figurino: Helena de Oliveira Serrano
Assessoria de imprensa: Thaís Murbach – Fatha Comunica
Interpretação de Libras: Amanda Assis – A. Mandala Comunicação e Conexão
Comunicação e gestão de mídias sociais: Alessandra Farah, Ariádne Mussato, Vitor Ferreira – 2Ales Marketing Ltda.
Apoio: Studio Smart. TV
Assessoria contábil: J Rampinelli Calero Assessoria Contábil
Produção administrativa: Luana Costa – Versa Cultural
Prestação de contas: Amanda Leones – Versa Cultural
Realização: Versa Cultural

Serviços

Data: Sábado e Domingo – até 19 de junho
Horário: 11 horas
Apresentação extra: Sábado (12h30)
Local: o espetáculo será uma live, no canal do Youtube da Cia
Link: Oras Carambolas Cia de Teatro – YouTube
Classificação: 6 anos
Duração: 50 minutos

.

Foto: Divulgação