Reze Pelas Mulheres Roubadas – Filme mexicano candidato ao Oscar estreia na Netflix


O filme será lançado no dia 1/02 na Netflix do Brasil. O filme está na lista para os indicados ao Oscar de filme estrangeiro.

De cá para o dia de assisti-lo, se posso sugerir algo, leia Rita Segato sobre o assassinato de mulheres em Juarez no México. Aqui está uma entrevista recente dela ao El Pais https://elpais.com/mexico/2021-12-03/rita-segato-mexico-se-ha-juarizado.html?outputType=amp. Há mais coisa escrita por Rita. Se tiver tempo, leia.

A leitura é uma preparação para chegar ao filme, caso você não conheça muito a realidade da violência contra as mulheres e meninas pelos cartéis da droga do México. Não se intimide com o que digo aqui: é um filme sobre segredos e não-ditos, não há a brutalidade explícita de filmes de Hollywood (o que não significa não ter violência).

Há uma poética do desamparo no filme.

Prepare-se para uma atuação magistral das meninas, para uma beleza fotográfica repleta de detalhe e ternura, para um filme repleto de sons e ruídos, bem poucos diálogos. Deixe-se levar pela descoberta do escondido. Se for como eu, passará dias pensando neste filme.
(Via instagram de Debora Diniz)

Reze Pelas Mulheres Roubadas, ou Noche de Fuego do título original, é uma “história que invoca a resistência das crianças, do seu olhar mágico e honesto no rosto de uma realidade violenta. É um filme que fala do nosso tempo presente e de como ressoa no nosso ser mais íntimo, através de um ponto de vista particular de três meninas a caminho da adolescência.”

Essa a descrição da diretora Tathiana Huezo sobre seu filme. O longa Reze Pelas Mulheres Roubadas rodou diversos festivais mundo afora e foi muito aplaudido pela crítica e pelo público.

Sua estreia na Netflix promete mostrar um retrato bem fiel da realidade mexicana. O filme é uma produção entre México, Alemanha, Brasil e Qatar.

Afinal, qual a história de Reze Pelas Mulheres Roubadas?

Segundo sinopse divulgada pelo serviço de streaming da Netflix, “em uma cidade solitária situada nas montanhas mexicanas, as meninas usam cortes de cabelo juvenis e têm esconderijos no subsolo.

Ana e suas duas melhores amigas ocupam as casas daqueles que fugiram e se vestem de mulheres quando ninguém está olhando. Em seu próprio universo impenetrável, magia e alegria abundam; enquanto isso, suas mães os treinam para fugir daqueles que os transformam em escravos ou fantasmas. Mas um dia, uma das meninas não chega a seu esconderijo a tempo”.

Reze Pelas Mulheres Roubadas é adaptado liberalmente do romance homônimo de 2014 de Jennifer Clement.

Elenco de Reze Pelas Mulheres Roubadas

Com um elenco de jovens e talentosas atrizes, o filme mexicano conta com nomes como:

  • Norma Pablo como Luz
  • Mayra Batalla como Rita
  • Alejandra Camacho como a jovem Paula
  • Memo Villegas como Leonardo
  • Eileen Yañez como Concha
  • Ana Cristina Ordóñez González como a criança Ana
  • Marya Membreñobas como a adolescente Ana
  • Gabriela Núñez como Artemia
  • David Illescas como Maestro
  • Teresa Sánchez como Helena
  • Olivia Lagunas como Zulma
  • Julián Guzmán Girón como o adolescente Margarito
  • Blanca Itzel Pérez como a criança María
  • Giselle Barrera Sánchez como a jovem María
  • Nohelia Moreno Álvarez como Josefina
  • Mariela Loyola Moreno
  • Evelia Trejo Cantera como Sra. Hoguera
  • Alejandro Martínez Castillo


Reze Pelas Mulheres Roubadas foi premiado mundo afora

Reze Pelas Mulheres Roubadas, como dito, foi o escolhido do México para representar o país como Melhor Filme Internacional no Oscar de 2022. E essa escolha não foi atoa. O longa rodou alguns festivais pelo mundo e foi aclamado pela crítica, dando boas credenciais para a produção no futuro.

Entre as premiações, se destaca como o vencedor do prêmio Costa-Gavras e menção especial no Festival de Cannes de 2021.

O longa também foi o vencedor do Horizontes Award e San Sebastian Film Festival, como Melhor Filme da América Latina ou língua espanhola.

Vale ressaltar também que Reze Pelas Mulheres Roubadas foi ganhador da categoria Melhor Filme e Melhor Direção no Festival Internacional de Cinema de Atenas, em 2021.

O que dizem os criadores do filme

Em material divulgado pelo serviço de streaming, Tathiana Huezo falou um pouco sobre as origens do projeto. Reze Pelas Mulheres Roubadas é seu primeiro longa-metragem de ficção e foi um projeto desenvolvido por um bom tempo pela diretora.

“Acho que com meus dois últimos filmes, ambos documentários, houve uma busca permanente por mecanismos de contar histórias muito próximos dos usados ​​na ficção. A encenação geralmente inclui vários pontos na vida do personagem, situações que encontrei durante minha pesquisa que me tocaram em algum nível.

Eu também tendo a ‘provocar’ emocionalmente os personagens. Acho que o objetivo de uma entrevista é, entre outras coisas, provocar e enredar os sentimentos humanos. Estrutura dramática sempre foi algo em que trabalhei diligentemente antes de começar a filmar meus filmes e que também serviram como construção do imaginário e da narrativa desse longa.

Com relação a isso, sempre vi o documentário como a chance de levar uma poderosa e emocional viagem sensorial. Quando tive a oportunidade de escrever e dirigir Reze Pelas Mulheres Roubadas, minha primeira ficção, eu não tive que pensar duas vezes. Foi a oportunidade de aproveitar a pesquisa e experimentação que já tinha.

Eu estava realmente ansiosa para colocar meus dedos em um projeto que fosse ambicioso e complexo em termos de produção. Sempre foi imaginado como um longa-metragem e agora podemos ver toda essa recepção”.

.

Fotos: Reprodução / Divulgação
Fonte: