O nosso futebol já parou outras vezes, como detalhamos aqui. Todos os torcedores estão tendo crises de abstinência. Não dá para trazer o futebol de novo, mas vamos dar um gostinho de retorno nesse texto.
Especialmente a partir de 2010, tivemos algumas paradas no futebol brasileiro, a maioria delas por conta das competições internacionais. Mas quais foram os resultados de retorno? As torcidas mais sofriam ou ficavam felizes?
2010
Na parada para a Copa do Mundo de 2010, o Paraná estava na Liderança da Série B. Mas acabou perdendo essa condição logo na oitava rodada, no dia 13 de julho, no retorno da segunda divisão.
O Tricolor perdeu para o Icasa por 3 a 0, no Romeirão, em Juazeiro do Norte. Na época, mesmo parado, o Paraná estava em crise, com jogadores ameaçando greve por falta de pagamento de salários.

Já o Coxa retornou com um empate em 0 a 0 diante do Bragantino, na Arena Joinvile, então casa do Verdão devido à punição do STJD pelos incidentes no Couto Pereira após a queda do Coritiba à segunda divisão.
Pela série A, o Atlético acabou perdendo em casa para o Cruzeiro por 2 a 0, gols de Wellington e Robert.
2013
Na sétima rodada, o Coritiba tinha 4 pontos. Arrancaria para passar algum tempo na liderança. No dia 6 de julho, retorno do brasileirão na 6ª rodada, o Coxa empatou com o Flamengo, fora de casa, em 2 a 2.
O Atlético também empatou, com o Grêmio, na Arena da Baixada. A equipe ainda não estava em sua melhor fase, mas conseguiria uma grande arrancada com a troca de técnico, rodadas depois.
O Paraná voltou na 10ª rodada, pela série B, empatando em 2 a 2 com o América-MG, no Independência.

2014
O Coritiba já sabia que teria um caminho difícil pela frente no Brasileirão de 2014. E o retorno após a Copa do Mundo não foi nada animador: Derrota para o então lanterna Figueirense por 2 a 0, gols de Thiago Heleno e Everaldo. Aquele jogo seria o primeiro da passagem apagada de Martinucio com a camisa coxa-branca.
Enquanto isso, o Atlético bateu o Flamengo, fora de casa, por 2 a 1. Os gols daquele jogo foram marcados por Douglas Coutinho e Cleberson, para o Furacão, e Samir, para o Flamengo.
Pela 11ª rodada da série B, o Paraná foi derrotado pelo América-MG, fora de casa, por 1 a 0.
2016
A Série A não parou, mas a segunda divisão teve um pequeno intervalo durante as Olimpíadas Rio-2016. E o retorno paranista desse intervalo não foi bom: Derrota em casa para o Brasil de Pelotas por 2 a 0. A sequência Tricolor também não seria animadora: O Paraná foi apenas o 15º daquela edição.
2018
Um dia após o fim da Copa do Mundo, o Atlético já entrou em campo pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil contra o Cruzeiro, no Mineirão. O Rubro-negro já havia perdido o primeiro jogo por 2 a 1, na Arena da Baixada, ainda sob o comando de Fernando Diniz.
Na volta, uma partida sem emoção terminaria empatada em 1 a 1, na estreia de Tiago Nunes como técnico do time principal do Atlético (então sem H). A série B, naquele ano, continuou rolando durante a Copa.

2019
O Coritiba vivia uma crise após a parada para a Copa América, e ela não diminuiria, pelo menos não na primeira semana do retorno aos gramados. O Coxa foi derrotado pelo Criciúma, de virada, por 2 a 1, com direito a gol nos acréscimos.
Depois daquilo, porém, o Verdão conseguiu uma boa arrancada, mas viveria seus altos e baixos antes de conseguir o acesso à primeira divisão.
Também de virada, o Paraná venceu o Bragantino pelo placar de 2 a 1, gols de Matheus Anjos e Leandro Almeida para o Tricolor. Aquele era o terceiro triunfo consecutivo do Paraná.
Enquanto isso, o Athletico fazia o primeiro jogo da histórica quarta de final da Copa do Brasil diante do Flamengo, empatando em 1 a 1.