Raízes: novo álbum de Raissa Fayet mergulha em ancestralidade e diversidade sonora e ganha show de pré-lançamento no Teatro Paiol


A cantora, compositora e ativista Raissa Fayet apresenta ao vivo seu novo álbum, Raízes, em um show de pré-lançamento no dia 6 de junho de 2025, no tradicional Teatro Paiol, em Curitiba. O evento terá uma sessão gratuita de contrapartida às 17h30 e uma apresentação para o público geral às 20h. O disco inédito traz como pilares a ancestralidade, a diversidade sonora e a inclusão.

Composto por 14 faixas inéditas, Raízes é fruto de uma pesquisa sonora que se conecta às origens genéticas da linhagem materna da artista, identificada pelo haplogrupo B. A obra musical conecta diferentes territórios e culturas percorridos pela humanidade em sua jornada ancestral.

Raissa Fayet, mulher, LGBTQIAPN+, artista, ativista e diretora artística e musical, assina um trabalho autoral potente e sensível, que reúne sonoridades afro-diaspóricas, indígenas, ibéricas, do Oriente Médio, Sul da Ásia, Andes, Amazônia, Nordeste, Centro-Oeste, cultura caiçara e do Sul do Brasil. O álbum forma uma tapeçaria musical rica em diversidade, espiritualidade e identidade.

Gravado e mixado em Curitiba, o álbum conta com direção musical da própria Raissa, produção musical de Dú Gomide, coprodução de Raissa Fayet e Matê Magnabosco, além de consultoria musical de Guilherme Kastrup. O projeto também conta com participações especiais de artistas como Ju Strassacapa, Cacau de Sá, Fitti, Helena de Los Andes, Juliana Linhares, Renata Rosa, Jéssica Caitano, Luana Flores, Rubia Divino e Alana Dedálos.

Mais do que um álbum, Raízes é um manifesto cultural. O projeto incorpora elementos etnográficos e culturais, como a inclusão de uma frase da liderança indígena Célia Xakriabá e a poesia da liderança guarani Myrian Krexu, eternizada por Maria Bethânia.

A primeira faixa do álbum, “Floresta”, foi lançada em 28 de fevereiro, acompanhada de um clipe gravado no Ekoa Park, em meio à Mata Atlântica. O vídeo é inteiramente interpretado em poesia sinalizada, reforçando o compromisso da artista com a acessibilidade, especialmente ao público surdo — este é o segundo trabalho de Raissa com essa linguagem, após o clipe da música “Zóiuda”, gravado na Ilha do Mel.

Raízes é um convite à escuta da ancestralidade, ao reconhecimento da pluralidade cultural e à valorização da nossa herança genética e espiritual. Um chamado à preservação das florestas, ao amor, ao respeito e à soma coletiva que ecoa mais longe”, afirma Raissa Fayet.