Quantas estrelas cabem no bolso? histórias-guias para despertar o pequeno leitor


Curitiba, maio de 2025 – O projeto Quantas estrelas cabem no bolso? Histórias-Guias para Despertar o Pequeno Leitor, da Malasartes – Educação Sensível, realiza 100 sessões de narração de histórias para crianças da Educação Infantil em Curitiba. As atividades são promovidas em CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), pré-escolas, creches públicas e projetos sociais voltados para a primeira infância, seguindo até o final de maio.

As sessões apresentam uma seleção cuidadosa de narrativas que exploram as pequenas grandes indagações típicas do imaginário infantil. As histórias convidam as crianças a perceber momentos mágicos e efêmeros, como o instante em que uma estrela cadente risca o céu ou o voo súbito de um pássaro entre as árvores, despertando o espanto diante dos mistérios do mundo e a compreensão dos ciclos da vida.

A curadoria das histórias inclui obras de renomados autores da literatura infantil, como Cecília Meireles, Gianni Rodari, Angela Lago, Michael Ende, Eva Furnari, Roseana Murray, Ana Maria Machado, Marie-Louise Gay e Ilan Brenman, entre outros, muitos deles premiados internacionalmente.

As sessões são conduzidas pelos mediadores Adriane Havro e Luis Teixeira, diretores da Malasartes – Educação Sensível e criadores de diversos projetos de incentivo à leitura. Segundo eles, “a liberdade criativa, tão inerente à infância, de reinventar a si e ao mundo a todo instante, é a inspiração que move as intervenções deste projeto. É a centelha da curiosidade, como um farol, que guia nosso trabalho, compartilhando esse rico acervo de histórias nascidas do fascínio”.

As histórias funcionam como estrelas-guias, iluminando e instigando as crianças a buscarem respostas para perguntas inesperadas, revelando mistérios tão leves quanto a areia, tão distantes quanto as constelações, e tão próximos quanto um espelho.

O projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal, com incentivo do Positivo.


Serviço
Sessões do projeto Quantas estrelas cabem no bolso?
Público: Crianças da Educação Infantil (1 a 6 anos)
Locais: CMEIs, pré-escolas, creches públicas e projetos sociais de Curitiba
Período: até o final de maio de 2025