Propulsão Local cria rede de impacto e integra 50 negócios em evento neste fim de semana


Foto_Theo Marques

Representantes de cinquenta negócios criativos e sustentáveis de Curitiba e Região Metropolitana, junto com profissionais de comunicação, tecnologia e design, se encontram nessa sexta-feira, 08, n’O Locavorista, às 18h. O evento será uma oportunidade de conexão entre os participantes e faz parte da maratona de 14 dias oferecida pelo Propulsão Local, projeto gratuito para o fortalecimento de empreendimentos locais, criativos e sustentáveis.

 

Desde o dia 28 de outubro as iniciativas estão passando por um intenso programa de reestruturação e desenvolvimento de soluções, focado em comunicação e tecnologia. Nesse processo atuam 150 profissionais, entre designers, redatores, fotógrafos, vídeo-makers e programadores. Juntos, empreendedores e especialistas, desenvolveram um pacote precioso que têm, entre os produtos, reposicionamento de marca, website, ensaio fotográfico, loja virtual, clipe audiovisual e podcast.

 

Após doze dias de criação conjunta, inicia o período de encontro e apresentação dos resultados. “O foco, a partir da sexta à noite, nessa atividade de conexão n’O Locavorista, e na programação de sábado e domingo, é em atividades formativas e de fortalecimento desta rede. Realmente a gente está entendendo o Propulsão como uma entrega, mas também como um processo de conexão e fortalecimento desses negócios locais”, explica Rachel Callai Bragatto, jornalista e uma das idealizadoras do projeto.

 

Dias de conexão

 

No final de semana, o Propulsão Local terá rodadas de apresentação dos cinquenta sites criados, além de oficinas, rodas de conversa e celebrações. Uma programação para que os empreendedores e profissionais fortaleçam a rede e possam dar continuidade ao que foi criado no percurso.

 

“Fechando essa maratona de desenvolvimento, nesta semana, a nossa outra grande entrega, além dos produtos desenvolvidos, é a própria rede. A conexão entre esses negócios, a troca entre eles, e a conexão entre os negócios e os profissionais que podem atender e trabalhar para uma melhoria na comunicação dessas iniciativas. Um processo que teve um início com o Propulsão e agora segue com a conexão”, analisa a idealizadora.

 

A programação de final de semana começa com yoga, no sábado de manhã, e termina com uma grande celebração ao pôr do sol, no domingo, com a presença de amigos e familiares dos participantes. Bem ao estilo do que Bragatto conta que foi o dia-a-dia do Propulsão: “Embora bastante intensivo e exigente em termos de tempo e energia de trabalho, foi também muito leve. As pessoas estavam felizes de estar fazendo parte, a equipe estava trabalhando com muita disposição, encantada pelos projetos que estava conhecendo e os negócios encantados com a equipe de primeira que os atendiam. Então a gente vai celebrar tudo isso”.

 

Diversidade

 

Uma das preocupações dos idealizadores foi selecionar entre os 235 inscritos, projetos que representassem da melhor maneira possível a diversidade social da Grande Curitiba. Dos cinquenta negócios contemplados, 54% são liderados por mulheres, 10% por negros e pardos, 16% por LGBTTI, 2% por indígenas, 2% por pessoas com deficiência e 2% por refugiados. Quanto à localização, são sediados em oito cidades da Região Metropolitana e 20 bairros da capital.

 

Os organizadores entendem que esta representatividade não corresponde ao extrato social, mas a vêm como uma conquista para esta primeira edição. O compromisso pode ser aprimorado na medida em que um público maior seja atingido. “Os dados mostram que tem uma demanda represada muito grande deste tipo de atendimento. Estamos atendendo um quinto daqueles que se inscreveram e suspeitamos que existam muito mais projetos que não souberam da iniciativa. Há uma demanda muito grande por esse tipo de formação e desenvolvimento”, conta Bragatto.

 

As áreas temáticas contempladas incluem agroecologia urbana, internet das coisas, tecnologia 4.0, moda, objetos de design, artistas e produtores culturais, cosméticos orgânicos, entre outros. A maior parte pertence aos setores de alimentos e bebidas (26%), moda (12%), arquitetura e urbanismo (12%), patrimônio, artes e expressão culturais (12%) e sustentabilidade (8%).

 

 

Confira a lista dos selecionados:

 

Negócio Temática
A Ostra Bêbada Alimentos e bebidas
Alecrim Urbano Produção Cultural
Ambiens Sociedade Cooperativa Arquitetura e urbanismo
Amora Mia Buttons Negócio Social
Amuscária Fungi Alimentos e bebidas
AOPA – Associação Paranaense de Agroecologia Alimentos e bebidas
Ar Livre – Vivências na Natureza Educação
Aria 41 Arquitetura e Sustentabilidade Arquitetura e urbanismo
Art Alle Design
Bazar da Aldeia Arte
Bicicletaria Cultural Negócio Social
Bloco Base Arquitetura e urbanismo
Bosque águas claras soluções ambientais Arquitetura e urbanismo
Cacaúba Chocolates Alimentos e bebidas
Casa Quatro Ventos – Movimento e Arte Produção Cultural
Chácara Aguro Alimentos e bebidas
Coalhada Artesanal Preciosa Alimentos e bebidas
CSA CEAFIM Alimentos e bebidas
Cupido das Finanças Negócio Social
Dança Livre a Dois Patrimônio e artes
Desafinado Café Alimentos e bebidas
diznopeito Negócio Social
Ébano Essentials Sustentabilidade
Eco Angels Educação Sustentável Educação
Escola da Política Educação
Estúdio Yby Design
Fervol Colagens Patrimônio e artes
Flower Power Artes Design
Hello Soluções em Lot. e Engenharia Tecnologia
Kria Kombucha Alimentos e bebidas
Luan Valloto Moda
Marco Gural – Agroecologia urbana Alimentos e bebidas
MATTE N’ ROLL Alimentos e bebidas
mCmE – minha Causa . meu Estilo Moda
Milho Guerreiro Confecções Ltda Moda
Mucha Tinta Produções Culturais Produção Cultural
Oficina de Fine Arts Sustentabilidade
Padaria Local Alimentos e bebidas
Projeto Compostar Curitiba Sustentabilidade
Raissa Fayet Patrimônio e artes
Rodrigo Zin Patrimônio e artes
Sabiá Laranjeira Produção Cultural
Plátano Paisagismo
Sevena Quimonaria Moda
SIAMESE Patrimônio e artes
Seven8 Mídia
Tüz Cerâmica Criativa Patrimônio e artes
Verdelaranja – hortas urbanas e design Arquitetura e urbanismo
Yasmin Comida Árabe Alimentos e bebidas
Zyklus Construções Sustentáveis Arquitetura e urbanismo

 

Sobre o Propulsão Local

O Propulsão Local é uma iniciativa do Coletivo Soylocoporti e da Rede Livre, em parceria com Lab1299, Instituto LocalBIz, Terraço Verde e uma rede de profissionais, organizações e negócios. Saiba mais em http://propulsaolocal.com.br