Projeto “Dá pra viver de arte?” realiza evento gratuito para o mercado musical independente


Projeto “Dá pra viver de arte?” promove evento gratuito sobre profissionalização no mercado musical independente em Curitiba

Nos dias 8 e 9 de agosto, o Conservatório de MPB de Curitiba será palco do evento de encerramento do projeto “Dá pra viver de arte?”, voltado à qualificação de artistas da cena musical autoral. Com entrada gratuita, a programação inclui painéis, workshop e uma rodada de pitches, reunindo convidados de destaque nacional e promovendo discussões sobre acessibilidade, circulação de shows e estratégias de engajamento com o público.

A iniciativa, idealizada pela produtora cultural Priscila de Morais, da Diversa Produções, teve início com um ciclo de mentorias coletivas voltadas a 11 artistas LGBTQIAPN+ e, agora, amplia sua atuação ao público geral. O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc por meio da Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Destaques da programação

No dia 8, sexta-feira, o evento começa às 18h com o workshop “Produção musical para surdos – modos de acessar”, ministrado pelo coletivo Fluindo Libras. A atividade apresenta tecnologias, práticas e perspectivas da experiência musical da comunidade surda, abordando desde traduções artísticas até estratégias de inclusão em eventos culturais.

Em seguida, às 19h30, ocorre a Rodada de Pitches com os 11 artistas participantes do Laboratório de Carreiras Musicais, que irão apresentar seus projetos desenvolvidos durante a mentoria. A atividade será acompanhada por especialistas do setor musical, como Lio Soares, vocalista da banda Tuyo, e Lívia Milhomem Sá, coordenadora de produção da agência Let’s GIG.

Já no sábado, dia 9, a partir das 9h30, a programação traz o painel “Venda e circulação de shows independentes”, com mediação de Lívia Sá. O encontro aborda estratégias práticas para artistas que buscam ampliar sua atuação fora dos grandes circuitos, passando por temas como booking, tour management e articulação em redes de festivais.

Às 11h15, a cantora Lio Soares encerra a programação com o painel “Engajamento e relacionamento com o público”, no qual compartilha experiências da banda Tuyo e estratégias para fidelização e construção de comunidade a partir de uma conexão genuína com a audiência.

Fomento à cena autoral

Segundo a idealizadora do projeto, Priscila de Morais, a proposta busca ampliar o ecossistema da música independente em Curitiba ao oferecer ferramentas práticas e trocas de experiências entre artistas e profissionais do setor. “Contemplamos os eixos de produção, criação e difusão, com o objetivo de impulsionar a profissionalização e o acesso ao mercado de forma mais equitativa”, explica.

Com tradução em Libras e inscrições gratuitas via plataforma Sympla, o evento é voltado a músicos, produtores, estudantes e demais interessados no setor cultural. A Diversa Produções, responsável pelo projeto, atua há nove anos na capital paranaense e já esteve à frente de iniciativas como a Bananeira Brass Band, indicada ao Grammy Latino 2022.


Serviço

“Dá pra viver de arte?” – Evento sobre mercado musical independente
Local: Conservatório de MPB de Curitiba (Rua Mateus Leme, 66 – São Francisco)
Datas:
• 8/8 (sexta), das 18h às 21h
• 9/8 (sábado), das 9h30 às 12h45
Ingressos gratuitos com inscrição pelo Sympla
Evento acessível em Libras
Contato: [email protected]
Instagram: @diversaprod