Projeto “Corpo em Cena” promove dança-teatro e empoderamento para mulheres em Curitiba


Foto - Dilvulgação

Iniciativa da Cia Kà de Teatro leva a dança-teatro como ferramenta de cura e resistência para mulheres atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS), com oficinas inclusivas e apresentações exclusivas, tem início em  julho.

 

A Cia Kà de Teatro anuncia o lançamento do projeto “Corpo em Cena”, uma iniciativa inovadora de dança-teatro e teatro físico que visa promover o empoderamento e a transformação social de mulheres atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba. Idealizado pela CIA KÀ de Teatro, e aprovado pela Lei Paulo Gustavo, com o incentivo da Fundação Cultural de Curitiba, o projeto acontece de oito (8) julho até nove (9) de agosto de 2025, com oficinas para mulheres e adolescentes que estão em atendimento pela FAS.

 

O projeto consiste em cinco (5) oficinas com duração de 5 dias cada, de dança-teatro e empoderamento para mulheres atendidas pela FAS. Inspirado no processo criativo do espetáculo “Kraken” direção de Caio Frankiu, da própria companhia, o trabalho busca criar um ambiente seguro e acolhedor para que as participantes explorem seus corpos como ferramentas de expressão, identidade e autodescoberta. O ponto alto será a criação e apresentação de uma performance coletiva, compartilhando as vivências do processo artístico. “O projeto ‘Corpo em Cena’ não é apenas arte, é reconstrução. A apresentação final mostra o quanto essas mulheres têm a dizer e como a arte pode ser um canal poderoso para isso”, conta Kelvin Millarch, diretor da Cia Kà. 

 

Para ampliar seu alcance, o projeto inclui três (3) oficinas de contrapartirda, com dois (2) encontros cada, voltada para jovens e adolescentes também atendidos pela FAS, conduzidas pelos integrantes masculinos de “Kraken”. A mostra final do “Corpo em Cena” será um evento multifacetado, com a apresentação da performance das mulheres, uma mostra de processo dos adolescentes e trechos do aclamado espetáculo “Kraken”. “Neste espetáculo, nos debruçamos sobre os casos que carregamos no corpo. Com o ‘Corpo em Cena’, abrimos espaço para que esses corpos — principalmente os de mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ — sejam protagonistas de suas próprias histórias. É um projeto sobre escuta, afeto e reconstrução. Um lugar onde a arte acolhe e empodera, onde dançar é também um ato de existir com dignidade.”, conta Caio Frankiu, também diretor da companhia e da peça.

 

O “Corpo em Cena” está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 5 (Igualdade de Gênero), ODS 10 (Redução das Desigualdades) e ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis). “Mais do que uma ação cultural, este projeto se afirma como um espaço simbólico de resistência, cura e escuta ativa”, afirma Kelvin. “Ele responde às formas de invisibilização e violência simbólica ainda presentes na sociedade, fazendo com que o corpo feminino se torne o agente da sua própria narrativa, num gesto de empoderamento e reconexão com a própria história, bem como uma arte engajada, inclusiva e transformadora, que acolhe e promove novos imaginários sociais”, complementa. 

Sinopse Kraken

“Kraken” é um espetáculo da Cia Kà de Teatro que, em uma noite de liberdade transformada em pesadelo dentro de um escritório, tece uma crítica incisiva ao capitalismo tardio. A obra explora um sistema falho, construído sobre a expropriação e a exploração humana, revelando o capitalismo como um ciclo vicioso de falhas e exploração.

 

SERVIÇO CORPO EM CENA

Datas: 5 de julho a 9 de agosto. 

*Apresentacões exclusivas. 

 

Assessoria de Imprensa

BB Comunica – @comunicabb

Bruna Bazzo

Foto – Dilvulgação
Arte de divulgação do espetáculo