A partir do dia 20 de fevereiro, os curitibanos que buscam emprego poderão contar com um novo benefício: passagens de ônibus gratuitas para se deslocar até entrevistas de trabalho. A iniciativa faz parte do Programa Tarifa Zero para Quem Precisa, um dos compromissos assumidos pelo prefeito Eduardo Pimentel. O programa será operado pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) e já está em fase final de preparação, com treinamentos dos atendentes para a emissão das gratuidades.
Para ter acesso ao benefício, o trabalhador deve se dirigir a uma das dez unidades do Sine em Curitiba, localizadas nas nove Ruas da Cidadania e na Administração Regional da CIC. Serão concedidas duas passagens por entrevista (ida e volta), que serão inseridas diretamente no cartão-transporte do usuário. O acesso ao serviço será por ordem de chegada, e o trabalhador precisa estar cadastrado no e-Cidadão, a base única de dados da Prefeitura de Curitiba, além de possuir um cartão-transporte em seu nome.
“Com responsabilidade fiscal, a Prefeitura está atenta para efetivar esse novo serviço ao trabalhador de baixa renda que busca uma oportunidade no mercado. Vamos assegurar que ele tenha como se deslocar até o local da entrevista de emprego e voltar para casa”, destacou o vice-prefeito e secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.
Treinamentos e integração de sistemas
Desde o fim de janeiro, os atendentes do Sine estão sendo capacitados para operar os novos sistemas e orientar os trabalhadores sobre o funcionamento do programa. O primeiro treinamento ocorreu no dia 29 de janeiro, na sede da URBS, onde os profissionais aprenderam a utilizar a bilhetagem eletrônica e a recarregar os cartões-transporte.
“Hoje, nosso sistema faz a inserção automática do crédito, o que permite ao trabalhador sair do Sine e ir direto à entrevista de trabalho, se for necessário”, explicou Luiz Henrique do Amaral, responsável técnico da bilhetagem eletrônica da URBS.
Além disso, os atendentes estão recebendo orientações sobre um novo sistema desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Administração e TI (Smati). A plataforma, que está sendo integrada aos sistemas da URBS e do e-Cidadão, permitirá o controle das entrevistas marcadas e das gratuidades concedidas.
Como funciona o programa
- O trabalhador deve estar cadastrado no e-Cidadão e possuir um cartão-transporte em seu nome;
- O benefício é válido apenas para encaminhamentos a processos seletivos emitidos e retirados pessoalmente no Sine;
- Serão concedidos créditos equivalentes a duas passagens por entrevista (ida e volta);
- O acesso ao Sine é por ordem de chegada.
O Sine em Curitiba
O Sistema Nacional de Emprego (Sine) é um serviço público gratuito presente em todo o país. Em Curitiba, a Prefeitura coordena dez unidades, localizadas nas Ruas da Cidadania e na Administração Regional da CIC. Além do novo benefício do Tarifa Zero, o Sine oferece serviços como orientações sobre a carteira de trabalho digital, consulta a vagas de emprego e encaminhamentos para processos seletivos.
O Programa Tarifa Zero para Quem Precisa reforça o compromisso da Prefeitura de Curitiba com a inclusão social e o apoio aos trabalhadores em busca de oportunidades no mercado de trabalho.
Foto: Valquir Aureliano/SECOM