Prêmio Empreendedora 2025 abre inscrições para reconhecer mulheres de negócios


Estão abertas as inscrições para a sétima edição do Prêmio Empreendedora, promovido pela Prefeitura de Curitiba para valorizar o trabalho das mulheres que comandam seus próprios negócios, geram empregos e impulsionam a economia da capital paranaense e da Região Metropolitana.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 de junho por meio do Guia Curitiba. O lançamento oficial do Prêmio Empreendedora 2025 ocorreu na noite da última terça-feira (11/3), durante o Paiol Digital – Especial Mulheres, no Teatro Paiol.

“O prêmio é um símbolo do nosso movimento para integrar uma rede de mulheres que investem em seus negócios. Ele também funciona como uma vitrine para que elas possam mostrar seus empreendimentos, valorizando tanto o trabalho individual quanto o coletivo das empreendedoras de Curitiba e da Região Metropolitana”, afirmou Daniela Vitório Del Puente, coordenadora da Escola de Inovação e do Prêmio Empreendedora 2025.

Jornada empreendedora

Mais do que premiar mulheres de negócios, a iniciativa busca oferecer capacitação. Desde o lançamento das inscrições até a apresentação das finalistas a uma banca especializada, prevista para o dia 15 de outubro, serão promovidas diversas atividades de qualificação gratuitas.

A primeira capacitação acontece nesta quinta-feira (13/3), no auditório do Pinhão Hub (Rua Engenheiros Rebouças, 1732, Rebouças), das 14h às 17h. A palestra “Empreenda com Poder Pessoal” será conduzida pela especialista em Design Thinking e Autoconhecimento Mariana Mar. Durante duas horas, a profissional incentivará as participantes a valorizarem a principal peça para o sucesso nos negócios: elas mesmas. O evento é destinado a mulheres que já empreendem ou que desejam ingressar no universo do empreendedorismo.

Crescimento e inclusão

Desde a primeira edição, realizada em 2015, o Prêmio Empreendedora já recebeu mais de 1 mil inscrições de empresárias compartilhando suas histórias de sucesso. Ao longo dos anos, a premiação cresceu e passou a contemplar cinco categorias: Microempreendedora Individual (MEI), Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP), Empresa de Médio Porte e Empresa de Grande Porte.

Até 2019, a participação era restrita a empresárias de Curitiba. Em 2021, foi ampliada para os 29 municípios da Região Metropolitana, incluindo cidades como Araucária, Campo Largo, Colombo, Fazenda Rio Grande, Pinhais, São José dos Pinhais, entre outras. Além disso, a partir da edição de 2023, o evento passou a ter frequência anual, substituindo o formato bianual.

O Prêmio Empreendedora é promovido pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI). A iniciativa faz parte do Programa Empreendedora Curitibana, que visa apoiar e incentivar o empreendedorismo feminino em Curitiba e na Região Metropolitana.