Prefeitura de Curitiba realiza obras de requalificação viária no bairro Cidade Industrial


A Prefeitura de Curitiba está promovendo uma série de melhorias no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC), com quase 2 quilômetros de obras de manutenção do asfalto em ruas das vilas Nossa Senhora da Luz, Ilha do Sol e Santa Maria. As intervenções utilizam a técnica de reciclagem do asfalto, um método sustentável que reaproveita materiais antigos para transformar vias desgastadas em ruas de qualidade.

O trabalho contempla oito ruas indicadas pela população para receberem as melhorias: Antônio Moacir Ribeiro Batista, Daniel Bambrila, Maria Kustumack, Reinaldo Bonat, dos Cravos, José Felipe Meira, Valdyr Grando e Santa Águeda. Pelas vias passam as linhas de ônibus Campo Alegre e Portão/CIC. As intervenções integram o programa de requalificação da malha viária da cidade.

A iniciativa garante maior segurança, conforto e valorização dos imóveis da região. Os trabalhos, iniciados em 16 de janeiro, têm previsão de conclusão para o fim deste mês. Durante as obras, o trânsito flui em meia pista, com bloqueios temporários e sinalização instalada para garantir a segurança de motoristas e pedestres.

Moradores aprovam as melhorias

A transformação das ruas tem sido motivo de comemoração entre os moradores. Maria Aparecida Gobbi, costureira e residente da Rua dos Cravos, destacou a melhoria na segurança e na aparência do bairro. “O asfalto tinha tanto remendo que, além de perigoso, estava com péssima aparência. Essas obras estão dando cara nova ao bairro”, afirma.

Celina Malta Coelho, aposentada e moradora há oito meses na região, celebrou a chegada das melhorias: “Muda tudo na vida da gente morar num lugar bem-cuidado”. Já Onofre Bonete, aposentado de 82 anos, destacou que a espera valeu a pena: “Vai valorizar nossa casa e melhorar o dia a dia de quem mora aqui”.

Tecnologia sustentável

O método de reciclagem usado nas obras remove e reaproveita o pavimento antigo, que é triturado e transformado em base para novas camadas de concreto e massa asfáltica. A técnica reduz custos, acelera os trabalhos e garante maior durabilidade às vias.

As intervenções fazem parte do programa da Prefeitura de Curitiba para a requalificação da malha viária da cidade. O plano de governo do prefeito Eduardo Pimentel prevê pavimentar 500 km de ruas nos próximos quatro anos, priorizando demandas registradas na Central 156 e no programa Fala Curitiba.

Ruas e trechos contemplados:

  • Rua Antônio Moacir Ribeiro Batista: 450 metros entre a Travessa dos Marceneiros e a Rua Santo Antônio do Sudoeste.
  • Rua Daniel Bambrila: 390 metros entre a Rua João Alfredo Jobbins e a Travessa dos Marceneiros.
  • Rua Maria Kustumack: 135 metros entre a Rua Reinaldo Bonat e a Travessa dos Marceneiros.
  • Rua Reinaldo Bonat: 420 metros entre as ruas Ottilia Rosemann e Maria Kustumack.
  • Rua dos Cravos: 225 metros entre as ruas Benedita Cândida da Silva e Daniel Bambrila.
  • Rua José Felipe Meira: 150 metros entre a Rua dos Cravos e a Avenida das Indústrias.
  • Rua Valdyr Grando: 105 metros entre as ruas dos Cravos e Maria Kustumack.
  • Rua San
  • ta Águeda: 75 metros entre as ruas Daniel Bambrila e Maria Kustumack.

    

 

FOTOS: Valquir Aureliano