Performance ParePegueEntreEntregue termina neste sábado, mas instalação permanece no Solar do Barão


Resultado da ação artística pode ser conferida até 24; mesa-redonda sobre o projeto será realizada na próxima terça-feira

A performance ParePegueEntreEntregue, que o Grupo Em-cadeira realiza em várias regiões de Curitiba, termina neste sábado  (9 de novembro), dando lugar à instalação como resultado da ação no Solar do Barão. Até o dia 24 de novembro, os visitantes poderão conferir a grande rede com centenas de esferas azuis depositadas por transeuntes que receberam os objetos e foram convidados a co-criar a obra.  O projeto tem texto crítico de Giovana Vespa e é realizado com recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Composto por Barbara Haro, Isabela Picheth, Luiz Moreira, Luiza Urban e Priscilla Durigan, o grupo convida o público a participar ativamente da criação da obra. Na performance, artistas caracterizados como homens-placa distribuem 10 mil esferas azuis, cada uma marcada com a inscrição “obra de arte”, propondo que os transeuntes as levem até o Solar do Barão. Lá, as esferas são depositadas em uma grande rede orgânica suspensa no pátio externo, formando, ao longo da ação, uma instalação coletiva.

7935a9be-2a77-47dd-8c5f-30b02daf281a.jpg

Ao abordar as pessoas, os integrantes do grupo explicam rapidamente do que se trata e qual deve ser o destino da esfera. Muitos imediatamente se dirigem ao pátio do Solar repetindo o ato lúdico de ver o objeto caindo na rede junto a dezenas de outros. Também há reações negativas e até indiferença.

Com vídeos exibidos em outdoors digitais e nos televisores dos ônibus, o projeto também instigou a participação de públicos em outras regiões da cidade, expandindo a discussão sobre o que define um objeto de arte e como ele pode ocupar espaços públicos.

ParePegueEntreEntregue explora temas recorrentes da arte contemporânea, como o acesso e a democratização da cultura, enquanto tensiona as fronteiras entre museu e rua. A pesquisa do grupo investiga processos artísticos participativos,  levantando reflexões sobre o alcance real da arte e a relação entre artista, obra e público. “O insistente convite para que o espectador adentre ao museu, por meio de várias ações inspiradas na publicidade, coloca em pauta a sempre debatida questão do acesso à arte, depositando seu destino (a quantidade final de esferas na rede do museu) nas mãos de espectadores não familiarizados com a arte contemporânea”, afirma a crítica de arte Giovana Vespa.

A expectativa é que a performance impacte até 70 mil pessoas, incluindo estudantes, trabalhadores e apreciadores de arte, desafiando todos a participarem da obra. O projeto também conta com uma página na web, onde o grupo disponibiliza partes do processo e dados sobre o trabalho, ampliando o debate sobre o acesso à arte.

Mesa-redonda

Na próxima terça-feira, dia 12, o Grupo Em-Cadeia promove uma mesa-redonda sobre o projeto ParePegueEntreEntregue, das 19h às 21h, no Solar do Barão. Além dos artistas do coletivo, que vivenciaram a experiência no dia a dia da performance, participam a crítica Giovana Vespa, o bolsista-espectador Iann Farias, e os convidados Paulo Reis (UFPR) e Juliana Liconti (PUCPR). Todas as atividades envolvendo a performance são gratuitas.

Sobre o Grupo Em-cadeia 

Formado pelos artistas visuais Barbara Haro,  Isabela Picheth, Luiz Moreira, Luiza Urban e Priscilla Durigan, o Grupo Em-cadeia desenvolve pesquisas que envolvem diferentes linguagens contemporâneas, como arte digital, instalação e performance. Formado no final de 2019, volta-se  ao circuito das artes visuais e cria, a partir da diversidade, relações em cadeia. Site: grupoemcadeia.com

Performance-Instalação ParePegueEntreEntregue

01/10 – início da performance, a partir das 15 horas

09/11 – finalização da performance

12/11 – mesa-redonda, das 19h às 21h

24/11 – último dia da instalação no Solar do Barão

Infos: @grupo.em.cadeia I www.grupoemcadeia.com/parepegueentreentregue

.

Fotos: Divulgação