Palestra com Sandra Correia Favero discute gravura contemporânea, autorretrato e escrita de si no MuMa


No dia 28 de junho, às 15h, o Museu Municipal de Arte (MuMa), em Curitiba, recebe a palestra “Do percurso artístico ao encontro com o autorretrato e as escritas de si”, com a artista, pesquisadora e professora Sandra Correia Favero, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

A atividade integra a programação da exposição “Margens de si”, da artista Gabriela Queiroz, e propõe uma reflexão sobre a gravura contemporânea como foco do processo criativo e seus desdobramentos. A palestrante compartilha experiências que marcaram um ponto de inflexão em sua trajetória artística — em especial o momento em que, fora do ateliê e em contato com a natureza, passou a associar elementos simples e cotidianos, como objetos encontrados na borda do mar, às suas investigações subjetivas.

Esse movimento levou à incorporação do autorretrato como parte do processo criativo e, por consequência, à escrita de si — práticas que se tornaram centrais em sua poética visual.

Natural de Curitiba e atualmente residente em Florianópolis, Sandra possui doutorado em Poéticas Visuais pela USP. Atua como artista e docente na graduação e pós-graduação em Artes Visuais da Udesc, com ênfase em gravura. Seus principais temas de pesquisa são memória, natureza, caminhadas e poéticas contemporâneas.

O projeto foi aprovado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Paraná.

Serviço:

  • Palestra: “Do percurso artístico ao encontro com o autorretrato e as escritas de si”

  • Com: Sandra Correia Favero (Udesc)

  • Data: 28 de junho de 2025

  • Horário: 15h

  • Local: MuMa – Portão Cultural – Sala Poty Lazzarotto – Curitiba/PR

  • Instagram: @margensdesi