Curitiba receberá nos dias 01 e 02 de agosto a Orquestra de Bolso de Pernambuco que ministrará uma oficina gratuita sobre o frevo e suas possibilidades.
Esta atividade integra a programação das Oficinas Culturais Gratuitas promovida ao longo do ano pela Associação Recreativa, Cultural, Assistencial e Educacional Amigos do Garibaldis e Sacis (ARCAEAGS). As inscrições são gratuitas e estão abertas no Instagram do Garibaldis e Sacis (no link na bio).
A Orquestra de Bolso nasceu, em Recife (PE), em 2015 com a proposta de reinventar o Frevo, levando sua energia vibrante para além do Carnaval. Com uma formação compacta e versátil — composta por instrumentos de sopro e percussão cuidadosamente distribuídos entre os naipes de Sax Alto, Sax Tenor, Trompete, Trombone, Tuba, Caixa, Surdo e outros —, o grupo cria uma sonoridade potente e contemporânea, sem perder a essência da tradição pernambucana.
Ao longo dos anos, a Orquestra tem ampliado o alcance do Frevo, inserindo-o em novas paisagens sonoras e conectando-se com públicos diversos. Com um repertório que atravessa diferentes estilos e épocas, a Orquestra de Bolso propõe um olhar renovado sobre o Frevo.
Além das composições tradicionais do gênero, o grupo incorpora releituras de artistas como Zé Ramalho, Moraes Moreira, Reginaldo Rossi, Luiz Gonzaga e ícones do manguebeat, criando interpretações vibrantes e cheias de personalidade.
Oficina “Frevo e suas possibilidades”
Aos participantes da oficina que acontece em Curitiba, o grupo irá, através de arranjos de frevos tradicionais e de fácil execução, possibilitar a experimentação das possibilidades do frevo.
Ao final da oficina, os participantes terão ampliado seu repertório musical, aprimorado suas habilidades técnicas e interpretativas, e desenvolvido uma compreensão mais profunda e apreciação pelo fascinante mundo do frevo.
As aulas acontecerão na Escola Permanente de Carnaval e Cultura Popular do Garibaldis e Sacis, na sexta feira, (01), das 19h às 21h30 e no sábado (02), das 08h30 às 18h.
A realização das oficinas culturais do Garibaldis e Sacis é viabilizada por meio de uma emenda parlamentar indicada pela deputada federal Gleisi Hoffmann via Ministério da Cultura (MINC) e Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural.
SERVIÇO
Oficina “Frevo e suas possibilidades”
Dia 01 (sexta-feira) das 19h às 21h30
Dia 02 (sábado) das 08h30 às 18h
Local: Escola Permanente de Carnaval e Cultura Popular Garibaldis e Sacis
Rua Portugal, 24. Bairro São Francisco
As inscrições estão abertas no Instagram do Garibaldis e Sacis (link na bio)
Orquestra de Bolso – Foto arquivo Garibaldis e Sacis