Nossa Cultura – especial Escambau – exibido em 28/02/2017

NossaCultura;

Giovanni Caruso nasceu no Rio Grande do Sul, na cidade de Rio Grande. Vem viver em Curitiba no ano de 1997, e já no final do século passado montou a banda Faichecleres, com seu primo Tuba Caruso e Marcos Gozatto. Marcou época no pop rock da cidade, mas o Faichecleres será assunto de um outro especial aqui no Nossa Cultura.

Em 2009, após o encerramento das atividades do Faichecleres, Giovanni monta o Escambau. A banda conta com o próprio Giovanni Caruso (voz e violão), Maria Paraguaya (voz e percussão), Zo Escambau (guitarra), Yan Lemos (baixo) e Ivan Rodrigues (bateria). Após três álbuns bastante conceituados, o Escambau realiza em 2016  o álbum duplo “Sopa de Cabeça de Bagre”. O trabalho foi lançado em audição exclusiva no Cine Guarni, no Portão Cultural, em cuja tela também foram exibidos diversos videoclipes do atual trabalho. Duas semanas depois, o grupo apresentou o novo trabalho ao vivo, no auditório Antonio Carlos Kraie, parte do mesmo complexo do Portão Cultural. O álbum recebeu críticas positivas por todo o país.

No primeiro disco do álbum duplo, são notórias as influências que Caruso trouxe consigo do Rio Grande profundo de onde veio. É possível encontrarmos ecos de Lupicínio Rodrigues e do argentino Luis Alberto Spinetta, que compõem o caldeirão de influências de todo o grupo.   Com vocês, os paranenses do Escambau, com o álbum “Sopa de Cabeça de Bagre”.