O Coronavírus praticamente parou o mundo. Escolas, comércios e bancos fecharam, e não temos nem um evento esportivo para assistirmos e nos distrairmos em meio ao pânico.
Mas houve períodos semelhantes a esse na história, e nesse post vamos relembrar de eventos esportivos cancelados ou alterados por causas exteriores ao esporte.
Jogos Olímpicos (1916, 1940 e 1944):
Graças às guerras mundiais, três jogos Olímpicos foram cancelados. Os jogos de 1916 aconteceriam em Berlim (Alemanha). A competição continuou a ser organizada mesmo após a guerra ter iniciado, já que não era imaginado que ela duraria tanto tempo. Posteriormente, óbvio, o evento foi cancelado.
Os organizadores dos jogos de 1940 até previram um problema: Em 1937, estourara a Segunda Guerra Sino-Japonesa. Então as Olimpíadas, que aconteceriam em Tóquio, foram transferidas para Helsinque (Finlândia). Pena que estourou uma segunda daquelas guerras mundiais um ano antes, e os Jogos tiveram de ser cancelados.
E olha que o pessoal era otimista naquela época: Acharam que até 1944 estaria tudo tranquilo. Então, cogitaram a possibilidade dos Jogos Olímpicos Londres-1944; também foram cancelados. Mas a capital inglesa não ficou tão mal nessa, porque a edição de 1948 dos Jogos foi lá.
Desde então, nunca mais uma Olimpíada foi cancelada ou adiada. E olha que tivemos atentados terroristas no meio do caminho. Será que isso pode acontecer 76 anos depois?
Só pra lembrar: As Copas do Mundo de futebol de 1942 e 1946 também não aconteceram por causa da Segunda Guerra Mundial. A de 1942 teria sede na Alemanha, Argentina ou no Brasil. Mas a FIFA era mais pés no chão, e nem cogitou a possibilidade de uma Copa em 1946.
Campeonato Paulista (1918):
Se você acha que o Coronavírus vai acabar com a raça humana, talvez não tenha ouvido falar da pandemia da Gripe Espanhola, que matou entre 50 e 100 milhões de pessoas no mundo todo, quando a população mundial contava com menos de 2 bilhões de seres humanos…
No Brasil, morreram cerca de 30 mil pessoas. Talvez este fosse um bom motivo para adiar o Campeonato Paulista de 1918, que foi o que aconteceu.
O paulistão parou em setembro daquele ano, e retornou em dezembro, mas apenas com os clubes que disputavam o título (na época não havia rebaixamento). Assim, o Paulistano, único time quatro vezes campeão de forma consecutiva do Campeonato Paulista, conquistou o tricampeonato realizando 15 partidas; o Corinthians terminou a competição com o vice-campeonato, tendo 17 jogos disputados.
O Campeonato Carioca não parou, com todas as 18 rodadas sendo realizadas. Teve o Fluminense como campeão. Em 1919, Archibald French, um dos jogadores do Tricolor das Laranjeiras, morria devido à doença.

Campeonato Paranaense (1918 e 1930):
A Gripe Espanhola também paralisou o Campeonato Paranaense, entre outubro de 1918 e janeiro de 1919. Essa retomada apenas no ano seguinte iniciou uma prática de terminar os estaduais apenas no ano posterior de seu início. O Britânia seria campeão daquela edição.
A Revolução de 1930 também parou o país. O Campeonato Paranaense ficou suspenso por 3 meses e meio, retornando em dezembro daquele ano e terminando em janeiro de 1931 com o título do Athletico.
Jogos Pan-Americanos (1975):
Os Jogos Pan-americanos de 1975 aconteceriam em Santiago, no Chile. Mas o golpe militar de Pinochet acabou fazendo com que o evento fosse transferido para São Paulo. Porém, um surto de meningite, em 1974, impossibilitou a realização do Pan no Brasil, já que não havia perspectiva de controle da doença. Assim, os Jogos foram parar na Cidade do México.
Copa do Mundo de Futebol Feminino (2003):
A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) transferiu a Copa do Mundo de Futebol Feminino da China para os Estados Unidos em 2003. A epidemia matou cerca de 900 pessoas.

A FIFA ouviu especialistas da OMS para tomar a decisão, e pagou US$1 milhão à China, prometendo que a próxima edição do torneio seria realizada no país asiático, o que aconteceu em 2007.