Mostra em comemoração aos 15 anos da Tato Criação Cênica vai até domingo (12)


Mostra em comemoração aos 15 anos da Tato Criação Cênica, companhia criada em Ouro Preto-MG e com sede em Curitiba desde 2006.

No evento que acontece no Teatro de Bonecos Dr Botica entre os dias 09 e 12 de maio, será apresentado todo o repertório da Cia, composto por 3 espetáculos e 2 caixas de teatro em miniatura.

Sobre a Cia

Fundada em 2004, a Tato Criação Cênica já se apresentou em todos os estados brasileiros e outros 11 países, incluindo um inusitado convite para apresentar e dar uma oficina em Macau, China em 2013. Em outubro desse ano a Cia representará o Brasil no Festival Internacional Obraztsov, na Rússia, evento promovido pelo BRICS em comemoração aos 90 anos da Union Internationale de la Marionnette (UNIMA).
Seu espetáculo de estreia, Tropeço (2004), já ultrapassou a casa das 1000 apresentações e foi premiado em vários festivais. Ganhou, entre outros, o Prêmio Gralha Azul de Melhor Espetáculo concedido pelo Centro Cultural do Teatro Guaíra do Estado do Paraná e prêmio do Júri especializado no Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Belo Horizonte, melhor espetáculo, direção, iluminação e sonoplastia original no FETACAM (Campo Mourão) e em 2017 foi eleito o melhor espetáculo no FIMO em Ovar-Portugal. A Tato desenvolve seu trabalho de pesquisa cênica tendo como fio condutor uma dramaturgia essencialmente corporal, buscando, com a integração das linguagens do teatro, da consciência corporal, da mímica e do teatro de animação, comunicar e emocionar através do simples. Além de Tropeço e E Se… (2008), realizado pelo prêmio Miriam Muniz da Funarte( 2007), e também premiado como melhor pesquisa no teatro de animação no Festival de Campo Mourão, a cia. Tato estreou em 2014 o espetáculo Entre Janelas, sua obra mais recente e já premiada com menção honrosa no FENATA em Ponta Grossa-PR.

Tropeço (2004)

Tropeço quer dar vida ao simples. Sobre uma mesa, com baús e alguns pequenos objetos cria-se um mundo onde dois atores manipuladores e suas mãos dão vida a duas personagens: duas velhas que moram juntas. Partindo da costumeira visão que temos da velhice mostra-se sua solidão e as pequenas ações rotineiras, porém cria-se um universo de sutileza e extravagância, poesia e comicidade em mãos que andam, dançam, bebem, respiram, riem e choram.
Ficha Técnica
Duração: 45 minutos / Iluminação: velas / Classificação: 14 anos – adulto
Concepção e atuação: Katiane Negrão e Dico Ferreira / Colaboração dramatúrgica: Juliana Capilé / Figurino: Luciana Falcon

E Se… (2008)

A rua de um centro urbano é o ponto de encontros e desencontros no cotidiano de personagens que surgem a partir das mãos dos atores com o uso de pequenos adereços. Brincadeiras com a voz constroem a paisagem sonora e dão vida aos personagens, um menino que vive na rua, um gari e seu bebê, uma senhora cadeirante, um feirante e sua vaca, um músico que passa chapéu na rua e um caracol. Com bom-humor e fantasia, cada ação desses personagens revela os diversos caminhos que a vida oferece e as interferências das escolhas de cada um no coletivo, criando e recriando universos.
Ficha Técnica
Duração: 45 minutos / Classificação: LIVRE / Concepção, Direção, Dramaturgia, Composição, Manipulação: KATIANE NEGRÃO e DICO FERREIRA / Direção Sonora, Composição, Preparação Vocal: KARLA IZIDRO / Figurino e Adereços: CRISTINE CONDE / Iluminação: LUIZ NOBRE / Adaptação de figurinos e adereços: LUCIANA FALCON / Produção: TATO CRIAÇÃO CÊNICA

Entre Janelas (2014)

Inspirado no livro Uma Janela Entre dois Amigos do mineiro Gustavo Gaivota, o espetáculo conta a história de um menino e seu melhor amigo: um cachorro chamado Pitu! Uma amizade feita de brincadeiras no quintal e muito corre‐corre. Um dia o menino ganha um presente incrível: um computador. Na janela do notebook ele abre várias outras janelas e pode ir a qualquer lugar sem sair de seu quarto. Do lado de fora, Pitu espera por um momento de brincadeira, mas seu companheiro agora não tem mais tempo para ele, está muito impressionado com seu novo amigo tecnológico. O menino terá então que descobrir uma forma de reconectar‐se ao seu velho amigo.
Ficha Técnica
Duração: 45 minutos / Direção: Dico Ferreira / Projeto Original: Eduardo Santos / Colaboração: Katiane Negrão / Adaptação: Eduardo Santos e Dico Ferreira / Concepção cênica: Tato Criação Cênica / Atores / bonequeiros: Eduardo Santos e Carolina Maia / Confecção dos bonecos e objetos de cena: Eduardo Santos / Figurinos: Luciana Falcon / Música original: Marcelo Oliveira / Cenotécnica: Tim Santos / Sonoplastia: Candiê Marques / Produção: Tato Criação Cênica

Emiliano (2017)

Emiliano é um teatro de caixa, conhecido como teatro lambe-lambe, onde o micro espetáculo de 3 minutos dentro da linguagem da animação corporal, é apresentado para um espectador por vez. Cada passo de Emiliano é um desafio, uma luta incessante contra a estagnação.
Ficha Técnica
Duração: 3 minutos / Concepção e manipulação: Dico Ferreira
Cenografia e adereços: Eduardo Santos / Trilha Sonora: Ary Giordani
Figurino: Elane Maia

Quintal Que Tal (2018)

Sustentabilidade e educação ambiental, são temas muito importantes para construir um futuro melhor para as próximas gerações Quintal que tal nasceu dessa urgência em mostrar como pequenos atos podem transformar a nossa realidade. O que acontece nos quintais dos nossos vizinhos? Do outro lado da cerca, a história de uma personagem aprendendo que maus hábitos podem gerar o caos ao seu redor.
Ficha Técnica
Criação e manipulação: Fran Schmeider / Direção: Dico Ferreira / Construção: Fran Schmeider e Alyne Rocha / Duração: 3 minutos

 

Programação
Quinta, 9 de maio – 20h
Tropeço
Sexta, 10 de maio – 20h
Tropeço
Sábado, 11 de maio – 13h – 14h30
“Emiliano” e “Quintal Que Tal”
Sábado, 11 de maio – 15h – 17h
E Se…
Domingo, 12 de maio – 13h- 14h30
“Emiliano” e “Quintal Que Tal”
Domingo, 12 de maio – 15h – 17h
Entre Janelas
Serviço