Com o objetivo de trazer o cinema da Amazônia para Curitiba, assim como mostrar aos manauaras o cinema paranaense, entre os dias 10 e 16 de dezembro acontece, em ambas as cidades, a mostra independente, online e gratuita: “Cine Conexões dos Extremos”. A mostra terá uma sessão com um longa e outra formada por curtas-metragens da outra cidade, incluindo uma live de encerramento com diretores. Em Curitiba (PR), os filmes amazonenses ficarão em cartaz no site do Cine Passeio. O longa-metragem que será exibido é o documentário “Tudo por amor ao cinema” de Aurélio Michiles. O filme conta a história de Cosme Alves Netto, um amazonense que lutou pela divulgação e preservação do cinema brasileiro e latino-americano entre as décadas de 1950 e 1980. Entre os curtas estão “O Barco e o Rio”, de Bernardo Ale Abinader; e “A Última Balada de El Manchez”, de Leonardo Mancini. Para encerrar a mostra em Curitiba, o diretor Aurélio Michiles, junto com a coordenadora do “Cine Conexões dos Extremos”, Lídia Ferreira, participarão de uma live com bate-papo aberto ao público.
…
Saiba mais sobre os filmes amazonenses que serão exibidos em Curitiba
Tudo Por Amor Ao Cinema
Documentário com direção de Aurélio Michiles
Cosme Alves Netto (1937-1996), conhecido como o “Cosme” da Cinemateca do MAM-RJ, esteve presente entre as décadas 50 a 80 na luta por sua divulgação e preservação do cinema brasileiro. Além de revelar a intimidade da vida deste amazonense-de-todo-mundo, Tudo por Amor ao Cinema é o único documentário brasileiro sobre a “cinefilia” e a arte de programar filmes.
A Última Balada de El Manchez
Animação com direção de Leonardo Mancini
A história do maior mariachi, que vendeu a alma para conseguir talento e fama, e sua inevitável queda e busca por redenção.
O Barco e o Rio
Drama com direção de Bernardo Ale Abinader
Vera é uma mulher religiosa que cuida de uma embarcação no porto de Manaus. Ela precisa lidar com a irmã Josi com quem diverge em relação a como lidar com o barco e sobre como viver a vida.