Morte de Ozzy Osbourne, ícone do heavy metal, aos 76 anos


Lenda do rock britânico faleceu nesta terça-feira, 22, poucos dias após seu show de despedida. Família confirmou a morte em comunicado oficial.

Morreu nesta terça-feira, 22 de julho, aos 76 anos, o cantor britânico Ozzy Osbourne, um dos nomes mais icônicos da história do heavy metal. A informação foi confirmada pela família do artista por meio de um comunicado à imprensa. A causa da morte não foi divulgada, mas o artista enfrentava há anos problemas sérios de saúde, incluindo um diagnóstico de mal de Parkinson, revelado publicamente em 2020.

“É com mais tristeza do que palavras podem expressar que temos que informar que nosso querido Ozzy Osbourne faleceu esta manhã. Ele estava com sua família e cercado de amor”, diz a nota oficial.

A família ainda pediu respeito e privacidade neste momento de luto.

Despedida dos palcos

A morte de Ozzy ocorre apenas 17 dias após sua última apresentação ao vivo, durante o festival Back to the Beginning, que marcou sua despedida oficial dos palcos, tanto em carreira solo quanto com o Black Sabbath, banda que o consagrou como um dos precursores do gênero heavy metal.

O festival, realizado no Reino Unido, reuniu grandes nomes do rock e metal internacional, como Metallica, Guns N’ Roses, Tool, Gojira, Slayer e Anthrax. O evento foi um tributo à trajetória de Ozzy, cuja influência ultrapassa gerações e fronteiras musicais.

Legado e carreira

Nascido em Birmingham, Inglaterra, John Michael “Ozzy” Osbourne começou a carreira no final da década de 1960 como vocalista do Black Sabbath, banda pioneira do heavy metal. Seu vocal inconfundível, presença de palco intensa e estilo provocador o tornaram um dos artistas mais cultuados do gênero.

Após deixar o grupo, Ozzy consolidou uma bem-sucedida carreira solo, lançando álbuns clássicos como Blizzard of Ozz (1980), Diary of a Madman (1981) e No More Tears (1991). Ao longo de mais de cinco décadas de carreira, vendeu milhões de discos em todo o mundo, recebeu diversos prêmios e influenciou uma geração inteira de músicos.

Também se tornou uma figura midiática ao estrelar o reality show The Osbournes, ao lado da esposa Sharon e dos filhos, nos anos 2000, o que ampliou ainda mais sua popularidade junto ao público.

Mesmo debilitado nos últimos anos, Ozzy manteve ativa sua conexão com os fãs, lançando novos álbuns, colaborando com artistas contemporâneos e, mais recentemente, anunciando a turnê de despedida que acabou se resumindo ao último show no início de julho.


Ozzy Osbourne deixa um legado monumental na história da música pesada, como símbolo de irreverência, resistência e criatividade. Sua voz, seu estilo e sua atitude permanecerão eternos na memória de milhões de fãs ao redor do mundo.

Ozzy Osbourne Talks 'Biography: The Nine Lives of Ozzy Osbourne' Doc