Por Bruno Carvalho dos Santos
CEO da amzmp
BOOM! E de repente temos um novo clássico da culinária brasileira. A sobremesa de morango já gerou milhões de visualizações e filas em docerias. Temos uma nova febre nacional!
Mas antes de analisarmos por que esse tipo de fenômeno acontece, vale dar um passo para trás e entender tudo isso na visão de marketing.
As redes sociais têm explodidos algumas febres gastronômicas.
Teve a Paleta Mexicana. Centenas de lojas abrindo e depois fechando. Um picolé super instagramável.
Depois, foi a vez das Bubble Tea. Umas bolinhas de tapioca. Lojas abrindo e fechando.
O Sorvete de Pistache. O meu predileto desde sempre, viralizou nas redes, impulsionado por memes e estética.
Sempre surge um Donuts ou um Churros Gourmet. Um visual bonito, um gosto bom, chances de viralizar.
E como criar um viral?
Pois é, uma vez perguntaram a John Lennon, qual era o segredo dos Beatles.
John, sempre bem-humorado, responde: “Se a gente soubesse, formaríamos outras bandas e seríamos o empresário”.
A verdade é que ninguém sabe criar um viral, mas podemos entender por que o viral acontece.
No caso do Morango do Amor, podemos destacar quatro elementos centrais:
- Estética
O visual do morango com brigadeiro branco e a calda vermelha é uma explosão de contraste, brilho e cor, super fotogênico.
- Nostalgia com inovação
Mistura o carinho da maçã do amor com a paixão nacional pelo brigadeiro. É familiar e ao mesmo tempo “novo”.
- Facilidade de réplica e desafio social
Qualquer pessoa pode tentar fazer em casa, e o “acertar ou errar” virou entretenimento. Muitos usuários postam as tentativas, inclusive com falhas (o chamado “morango do terror”), o que aumenta ainda mais o alcance.
- Desejo de pertencimento digital
As pessoas querem mostrar que provaram o “doce do momento”. Isso cria urgência e engajamento, funcionando como uma espécie de motor para a trend. O caso deste texto, por exemplo, que foi criado exatamente para explicar o próprio fenômeno.
E podemos nos perguntar quanto tempo este morango agora ficará na moda?
Ou, será que nunca mais vai deixar de existir?
Nobody Knows!
Na visão de marketing, podemos esperar a seguinte curva:
- Curiosidade inicial (exploração)
- Adoção em massa (popularização)
- Excesso de oferta (saturação)
- Desvalorização social (“agora todo mundo tem”)
- Desinteresse ou substituição por nova febre gourmet
As marcas que entendem esse ciclo podem usar essas ondas a seu favor, seja para criar desejo, moda ou tendências no tempo certo, para vender mais, ou apenas surfar na viralização com agilidade e ganhar branding. Formação de marca.