Morango do Amor. Qual a visão do marketing na estrela vez


Por Bruno Carvalho dos Santos

CEO da amzmp

 

 

BOOM! E de repente temos um novo clássico da culinária brasileira. A sobremesa de morango já gerou milhões de visualizações e filas em docerias. Temos uma nova febre nacional!

Mas antes de analisarmos por que esse tipo de fenômeno acontece, vale dar um passo para trás e entender tudo isso na visão de marketing.

As redes sociais têm explodidos algumas febres gastronômicas.

Teve a Paleta Mexicana. Centenas de lojas abrindo e depois fechando. Um picolé super instagramável.

Depois, foi a vez das Bubble Tea. Umas bolinhas de tapioca. Lojas abrindo e fechando.

O Sorvete de Pistache. O meu predileto desde sempre, viralizou nas redes, impulsionado por memes e estética.

Sempre surge um Donuts ou um Churros Gourmet. Um visual bonito, um gosto bom, chances de viralizar.

E como criar um viral?

Pois é, uma vez perguntaram a John Lennon, qual era o segredo dos Beatles.

John, sempre bem-humorado, responde: “Se a gente soubesse, formaríamos outras bandas e seríamos o empresário”.

A verdade é que ninguém sabe criar um viral, mas podemos entender por que o viral acontece.

No caso do Morango do Amor, podemos destacar quatro elementos centrais:

  1. Estética

O visual do morango com brigadeiro branco e a calda vermelha é uma explosão de contraste, brilho e cor, super fotogênico.

  1. Nostalgia com inovação

Mistura o carinho da maçã do amor com a paixão nacional pelo brigadeiro. É familiar e ao mesmo tempo “novo”.

  1. Facilidade de réplica e desafio social

Qualquer pessoa pode tentar fazer em casa, e o “acertar ou errar” virou entretenimento. Muitos usuários postam as tentativas, inclusive com falhas (o chamado “morango do terror”), o que aumenta ainda mais o alcance.

  1. Desejo de pertencimento digital

As pessoas querem mostrar que provaram o “doce do momento”. Isso cria urgência e engajamento, funcionando como uma espécie de motor para a trend. O caso deste texto, por exemplo, que foi criado exatamente para explicar o próprio fenômeno.

E podemos nos perguntar quanto tempo este morango agora ficará na moda?

Ou, será que nunca mais vai deixar de existir?

Nobody Knows!

Na visão de marketing, podemos esperar a seguinte curva:

  1. Curiosidade inicial (exploração)
  2. Adoção em massa (popularização)
  3. Excesso de oferta (saturação)
  4. Desvalorização social (“agora todo mundo tem”)
  5. Desinteresse ou substituição por nova febre gourmet

 

As marcas que entendem esse ciclo podem usar essas ondas a seu favor, seja para criar desejo, moda ou tendências no tempo certo, para vender mais, ou apenas surfar na viralização com agilidade e ganhar branding. Formação de marca.