MON leva coleção de arte asiática a Cascavel


O Museu Oscar Niemeyer (MON) realiza a exposição “Ásia: a Mão do Povo”, a partir do dia 14 de setembro, na cidade de Cascavel

A mostra é um recorte inédito, com mais de 160 obras, da coleção de arte asiática que faz parte do acervo do MON. A curadoria é de Fausto Godoy e a curadoria adjunta de Marco Baena.

A iniciativa faz parte da política cultural do Paraná de promover e incentivar a descentralização e democratização da arte e da cultura em diversas regiões do Estado, levando as coleções permanentes para fora do Museu.


Obra-da-Exposição-Ásia-em-Cascavel-Foto-Sergio-Guerini

“Essa nova movimentação do MON Cascavel demonstra um amadurecimento do Museu em consonância com as instituições mundiais: um museu que não se limita ao seu espaço físico. Na outra ponta, o grande presente para a população da região oeste, que pode agora ter acesso a esse rico acervo”, afirma a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira Ferreira.

A diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, explica que, mais uma vez, o Museu Oscar Niemeyer extrapola os limites de suas paredes, democratizando o acesso a seu acervo e alcançando públicos ainda maiores.

“Com a chegada da exposição ‘Ásia: a Mão do Povo’ a Cascavel, o MON legitima este espaço em que, desde o ano passado, compartilha parte de seu grandioso acervo”. Ela lembra que um recorte da coleção de arte africana do Museu esteve em cartaz no mesmo local de 2022 a 2023.

“É importante destacar que tal iniciativa, de descentralizar as artes, não seria possível sem o olhar especial que o Estado do Paraná, especialmente por meio da Secretaria da Cultura, tem dedicado a esse importante setor”, diz.


Obra-da-Exposição-Ásia-em-Cascavel-Foto-Sergio-Guerini

O MON integra hoje o rol dos grandes museus internacionais. O seu acervo quintuplicou nos últimos anos, chegando a 14 mil obras de arte, e se tornou mais abrangente. A doação de quase 3 mil obras asiáticas pelo diplomata Fausto Godoy foi fundamental nessa trajetória.

Curador da exposição “Ásia: a Mão do Povo”, Fausto Godoy explica que o objetivo é mostrar as variadas formas como a alma asiática se manifesta. “É um povo que percebe o mundo de forma holística; não faz distinção entre a beleza de um móvel, de uma vestimenta ou de um utensílio”, comenta. “Há tanta beleza e magia em um quimono, em uma tigela ou em uma cadeira, por exemplo, quanto na pintura ou escultura de um grande artista.”

SOBRE O MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é um patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

SERVIÇO:

“Ásia: a Mão do Povo”

(itinerância da coleção asiática do Museu Oscar Niemeyer)

Teatro Municipal de Cascavel – Complexo Cultural Sefrin Filho

Abertura: 13 de setembro, às 19h

Realização do Museu Oscar Niemeyer (MON)

www.museuoscarniemeyer.org.br

.

Foto de capa: Obra-da-Exposição-Ásia-em-Cascavel-Foto-Sergio-Guerini