Milton Cunha será o mestre de cerimônias do Festival de Curitiba


O cenógrafo e comentarista de Carnaval Milton Cunha será o mestre de cerimônias da cerimônia de abertura do 33º Festival de Curitiba, no dia 24 de março. O evento acontece no Teatro Positivo – Grande Auditório e contará ainda com a apresentação do espetáculo “Os Mambembes”, estrelado por Cláudia Abreu, Deborah Evelyn, Julia Lemmertz, Leandro Santanna, Orã Figueiredo e Paulo Betti.

Após meses de dedicação ao Carnaval, Milton Cunha assume agora um novo desafio em um dos maiores festivais de artes cênicas do mundo. O Festival de Curitiba, dirigido por Fabíula Passini e Leandro Knopfholz, chega à sua 33ª edição com uma programação extensa: mais de 350 espetáculos e intervenções artísticas ocorrerão em mais de 70 espaços da capital paranaense e região metropolitana. O evento, apresentado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem patrocínio da Petrobras.

Milton Cunha: carnavalesco, trilíngue e acadêmico

Conhecido por sua espontaneidade e vasto conhecimento sobre a cultura brasileira, Milton Cunha tem um extenso currículo acadêmico. Pós-doutor e trilíngue, ele atualmente cursa seu segundo pós-doutorado no Fórum de Ciência e Cultura do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a pesquisa “Boi de Parintins, Estrutura Narrativa Patrimônio Cultural dos Povos da Floresta Amazônica”. Curiosamente, os Bois de Parintins também marcaram presença no Festival de Curitiba de 2024, lotando o Teatro Positivo com suas apresentações.

Seu primeiro pós-doutorado foi concluído em 2017, na Escola de Belas Artes da UFRJ, onde pesquisou “Narrativas Culturais no Carnaval de Rosa Magalhães”. Milton também é graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará e tem especialização em Moda e Indumentária pela Universidade Estácio de Sá. Seu mestrado e doutorado em Letras foram realizados na UFRJ, focando em Teoria Literária e Ciência da Literatura, respectivamente.

Mostra Lucia Camargo: diversidade no teatro

Parte importante do Festival de Curitiba, a Mostra Lucia Camargo destaca a diversidade contemporânea do teatro nacional e internacional. Com cerca de 30 espetáculos selecionados, a curadoria desta edição fica novamente por conta da produtora e pesquisadora Daniele Sampaio, da atriz e diretora Giovana Soar e do dramaturgo e crítico teatral Patrick Pessoa.

Entre os nomes confirmados para esta edição estão artistas consagrados como Débora Falabella, Cláudia Abreu, Renata Sorrah, Paulo Betti, Reynaldo Gianecchini, Julia Lemmertz, Gregório Duvivier, Deborah Evelyn, Heloísa Périssé, Marcelo Serrado, Rodrigo Pandolfo, Tainá Müller, Nena Inoue, Rosana Stavis, César Mello, Flávio Bauraqui, Grace Passô e Jessica Teixeira.

Serviço: 33º Festival de Curitiba

  • Data: De 24 de março a 6 de abril de 2025
  • Valores: Ingressos de R$00 a R$85 (+ taxas administrativas)
  • Ingressos: Disponíveis no site www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física no Shopping Mueller (segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h)
  • Redes sociais:
    • Facebook: @fest.curitiba
    • Instagram: @festivaldecuritiba
    • Twitter: @Fest_curitiba
  • Observações: Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo. Descontos disponíveis para colaboradores de empresas apoiadoras, clubes de desconto e associações.