Em novembro de 2014, lancei O Capa-Branca, livro que reúne as memórias de Walter Farias, ex-atendente de enfermagem que, nos anos 1970, tornou-se paciente do Hospital Psiquiátrico do Juquery, em Franco da Rocha (SP) — um dos maiores complexos psiquiátricos do país. Desde então, a obra tem despertado grande interesse de estudantes, profissionais da saúde mental, jornalistas e do público em geral.
A partir do lançamento, realizamos palestras, aulas magnas e cursos em universidades, escolas, hospitais e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) em todo o Brasil e também na Argentina. Desde 2020, as apresentações migraram também para o ambiente online, em plataformas como Instagram, Facebook, Zoom e Google Meet, atendendo a congressos, ligas acadêmicas e grupos de estudo.
O impacto do livro foi reconhecido internacionalmente. Em 2015, O Capa-Branca passou a integrar o acervo da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e da Biblioteca Nacional de Medicina (NLM). Em 2019, ganhou edição em espanhol pela Topía Editorial, na Argentina, com o título Atrapado en la locura – de enfermero a paciente en un manicomio en Brasil.
A obra foi destaque na imprensa nacional e internacional, com resenhas em veículos como Le Monde Diplomatique, Clarín, Revista do CRP/SP, Portal do COREN/MG, além de reportagens na TV Globo, RedeTV!, CBN e no podcast Rádio Novelo.
Nossas palestras são conduzidas em formato de conversa, com o testemunho de Walter Farias oferecendo um retrato vívido da realidade do Juquery. O público é convidado a refletir sobre práticas hoje consideradas desumanas, mas que marcaram a história da saúde mental no país. Durante as apresentações, utilizamos slides e vídeos históricos, além de promover sessões de autógrafos.
As apresentações têm duração média de 1h30 a 2h, mas sempre nos adaptamos à disponibilidade da instituição. Em visitas a cidades fora da região metropolitana de São Paulo, é necessário custear transporte, hospedagem e alimentação, além de negociar um pró-labore.
Também sou autor de Cinzas do Juquery – os horrores no maior hospital psiquiátrico do Brasil, disponível em: www.facebook.com/cinzasdojuquery.
Contato: 11 99759-5388 (telefone/WhatsApp).