MELHOR ATLETA BRASILEIRA DE ESPORTES OLÍMPICOS DE 2018 COMEÇA O ANO EM ALTA

boletim esportivo; maratona aquática;

Ana Marcela Cunha, Viviane Jungblut, Allan do Carmo e Victor Colonese no Sul-Americano 2018. — Foto: Satiro Sodré/SSPress CBDA

A melhor atleta brasileira¹ e maratonista aquática² do ano passado, começou bem a temporada 2019, rumo as Olimpíadas de Tóquio. A maratonista aquática Ana Marcela Cunha conquistou neste sábado (16) a medalha de ouro na primeira etapa do circuito mundial da modalidade em Doha, Catar. Ela que já é a atual campeã da prova, conquistou seu segundo título ao percorrer 10km com um tempo de 2h03m51s em águas abertas (mar). Ainda na prova, a brasileira Viviane Jungblut ficou na 33ª posição.

Essas etapas do circuito mundial definiram as duas vagas do Brasil para o Mundial de Esportes Aquáticos, que acontecerá em julho, na Coreia do Sul, torneio classificatório para a Olimpíada de Tóquio (2020). Dez vagas estarão em jogo no total para cada gênero. Ambas as participantes brasileiras já estão classificadas para a disputa.

Por sua vez, no masculino, o Brasil não obteve o mesmo desempenho. Os melhores colocados foram Allan do Carmo e Victor Colonese, na 17ª e 26ª posição, respectivamente. Mesmo assim, Allan e Victor garantiram suas vagas para a competição em julho. Também nadaram em Doha, os atletas Diogo Villarinho (29º colocado) e Fernando Ponte (46º posição).

A próxima etapa do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas será no dia 12 de maio, em Victoria, Seichelles³.

OBS¹: No feminino. No masculino o vencedor foi o canoísta Isaquias Queiroz. Prêmio Brasil Olímpico dado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
OBS²: Prêmio concedido pela Federação Internacional de Natação (FINA).
OBS³: Conjunto de ilhas localizadas na parte ocidental do Oceano Índico, continente africano.