Meia Lua lança primeiro EP autoral com show gratuito no Teatro Paiol


A multiartista paranaense Meia Lua apresenta, no dia 7 de maio, às 20h, no Teatro Paiol, em Curitiba, o show de lançamento do seu primeiro EP autoral, Meia Lua – Simetria. Com entrada gratuita, a apresentação celebra a trajetória da artista e exalta a força da mulher negra nas artes e nas culturas tradicionais brasileiras.

Com mais de 35 anos de atuação em áreas como música, capoeira, teatro e educação, Meia Lua — codinome da cantora, compositora, percussionista, capoeirista e atriz nascida em Cianorte — traz ao palco uma síntese da própria história. “Subo ao palco com um repertório que nasce da minha história e da nossa ancestralidade”, afirma. O disco mescla gêneros como samba-canção, bossa nova, rock, baião, maracatu e partido alto, revelando as múltiplas facetas da artista.

Além das cinco faixas do EP, o projeto Simetria inclui a produção de três videoclipes e duas oficinas, sendo a primeira, O contexto da mulher nas rodas de samba, marcada para 25 de maio, na Casa Ará Espaço Cultural. A oficina inclui um pocket show e um bate-papo sobre a presença feminina no samba, especialmente em Curitiba, e os desafios enfrentados por mulheres negras nesse cenário.

Filha de artistas populares mineiros, Meia Lua cresceu imersa nas manifestações da cultura tradicional, como folia de reis, congadas e samba de roda. A musicalidade sempre esteve presente em sua vida, desde a infância, quando escrevia poesias e brincava com instrumentos construídos artesanalmente pelo pai. O nome artístico vem da capoeira, arte que ela pratica há mais de três décadas.

“Este projeto sempre esteve dentro de mim”, diz a artista, que só recentemente conseguiu viabilizar seu primeiro disco autoral por meio de leis de incentivo à cultura. O EP foi gravado no estúdio de Vinícius Araujo e conta com arranjos de Fernando Vahia, Milena Marques e Vitor Grochoki. Entre os músicos participantes estão nomes como Leo Fé, Nenê Viana, Dio Dias, Luciano Sangreman e Thiago Saraiva.

O show no Teatro Paiol é parte de um projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, com incentivo do Ebanx e apoio da Prefeitura Municipal.


Serviço:

Redes sociais da artista: @meialua.cantautora
Ouça o EP: https://offstep.link/233018065456