Mauro Martins lança álbum solo


Funkamente Sambamental chega às plataformas digitais em 19 de dezembro, pelo selo Ars Magna. Trata-se do primeiro trabalho solo do artista

Vivendo na Europa profissionalmente como músico desde 1990, Mauro Lúcio Martins nasceu em Curitiba, em 1968. Criado no meio musical ao lado dos tios Oscarzinho (guitarra) e Mililique (bateria), desde pequeno teve facilidade com diferentes instrumentos. Primeiro foi a percussão e a guitarra, na sequência, a bateria e o baixo, onde se sente mais à vontade.

A lembrança mais remota com a música é com 5 ou 6 anos, tocando num baixo feito pelo irmão, bem grave. “Foi a melhor escola que pude ter, imaginar, intuir o som”, lembra ele que nunca estudou música. Na adolescência, nos anos 1980, tocou em diferentes bandas nos palcos de Curitiba, e começou sua vida profissional na música. “Gostava de ajudar meu pai na marcenaria, mas a música sempre me encantou”, conta.

Sua primeira composição, em 1982, foi Missão Comprida, por ser longa, com o grupo instrumental Sotak (Curitiba), onde empunhava seu baixo Condor vermelho. Em fevereiro de 1989, a vida de Mauro Lúcio, como era conhecido na época, deu uma guinada ao ser convidado para tocar na Suíça.

Gravou seu primeiro trabalho nas terras helvéticas em 1992, o CD Manha, com o Grupo Sotak, cujos integrantes eram Paulo Branco (sax e produção musical), Marilia Giller (piano e teclados), Mario Conde (guitarra), Endrigo Bettega (bateria) e Mauro Martins (baixo). Três anos depois entrou no estúdio para fazer o lendário e raro CD Impacto Ímpar, ao lado de Endrigo Bettega (bateria) e Mario Conde (guitarra). “Uma referência para toda uma geração de músicos do Brasil em se tratando de música instrumental”, afirma Hamilton de Holanda.

Hoje, Mauro Martins trabalha na Europa como baixista, compositor, baterista, arranjador e em muitos estúdios. “Gosto dos palcos, mas me sinto melhor no estúdio fazendo produção”, conta por telefone se deslocando da Alemanha para a França.

O instrumentista participou e participa de muitos festivais e eventos musicais, entre eles o Festival de Jazz de Montreux, JVC Jazz Festival em Paris e Orquestra Sinfônica de Branderburgo. Seu preferido é o Cape Town Jazz, na Cidade do Cabo, na África do Sul, com a pouco conhecida no país Tânia Maria. Uma artista brasileira que vive da música desde os anos 1970 na Europa. O estilo originalmente brasileiro não impede o instrumentista de expressar sua versatilidade musical, e permite que ele participe de projetos diversificados. Mauro Martins já subiu no palco com grandes nomes da música, como Randy Brecker, Larry Coryell, Toninho Horta, Phill Collins, Raul de Souza, Gene Lake, Richard Galliano, Airto Moreira e Flora Purim. Seus músicos de referência são muitos, mas ele cita os cinco principais: Tom Jobim, Lyle Mays, Quincy Jones, Toninho Horta e George Duke. Atualmente, com sua mulher Viviane de Farias faz o Duo Balakumbala – um trabalho baseado em composições de Jobim, Ary Barroso, Milton, Chico Buarque, Edu Lobo, Dorival Caymmi, entre outros. Como baterista, Mauro participou dos CDs do trombonista Raul De Souza, Blue Voyage e Brazilian Jazz.

O disco Blue Voyage, que saiu pelo selo SESC, com oito novas obras e arranjos inéditos assinados por Raul, é o registro ao vivo de uma apresentação na sala Maison des Artistes, na cidade Chamonix, na França, em 2017. Em sua penúltima visita ao Brasil gravou, com o multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo e Glauco Sölter, o álbum Cataia. “Somos três baixistas, um toca piano, outro baixo e mais um toca bateria. Fizemos um CD sem nada estipulado”, conta Mauro.

Neste ano, o multi-instrumentista fez turnê de 20 shows com Toquinho na Europa e já tem mais outras dezenas para o primeiro semestre de 2023. Mauro Martins termina o ano de 2022 lançando seu primeiro trabalho solo: Funkamente Sambamental, que chega às diferentes mídias em 19 de dezembro, com o selo Ars Magna da produtora Brasil Nativo Multiproduções.

Funkamente Sambamental

Álbum de Mauro Martins  

Ouça (a partir de 19/12/2022): https://onerpm.link/890379890420

Assessoria: Duda Hamilton