A iniciativa é realizada em escolas públicas e instituições do 3º setor de vários estados do Brasil. Nos últimos meses passou pelo Instituto Anchieta Grajaú, Escola Estadual Sebastião de Souza Bueno, Espaço Caixa Preta, Escola Estadual Elza Orsini de Carvalho e Escola Estadual Fabio Barreto Doutor, em São Paulo. A programação segue ainda por Espírito Santo e Bahia
O projeto “maquie&crie” realiza oficinas de maquiagem artística e figurino, juntamente com um ciclo de palestras sobre empreendedorismo, com jovens do Ensino Médio de vários estados brasileiros. O programa tem como objetivo qualificar esses jovens para ingressarem no mercado artístico-cultural e promover o desenvolvimento de trajetórias mais autônomas para eles. Em agosto, o projeto estará disponível em São José dos Pinhais.
Durante os meses de maio e junho, o projeto ocorreu em diferentes locais em São Paulo, incluindo o Instituto Anchieta Grajaú, a Escola Estadual Sebastião de Souza Bueno, o Espaço Caixa Preta e a Escola Estadual Fabio Barreto Doutor. Até novembro de 2023, uma série de outras escolas públicas e também instituições do 3º setor dos estados do Paraná, Espírito Santo e Bahia receberão a iniciativa destinada, sobretudo, aos estudantes de 15 a 18 anos; professores e educadores das instituições atendidas também poderão participar.
“O maquie&crie pretende cumprir um papel inspiracional para a carreira de estudantes do Ensino Médio, apontando possíveis caminhos profissionais relacionados ao universo das artes cênicas, da economia criativa, da cultura e do empreendedorismo”, afirma Ítalo Azevedo, gestor cultural da Muda Cultural, produtora responsável pela realização do projeto.
Na cidade de São José dos Pinhais, Paraná, acontecerão oficinas em três instituições diferentes com início em 15/08 e seguimento até 11/10.
A instituição GERAR atenderá 50 jovens, com início das atividades no dia 23/08. O Centro de Referência ao Adolescente Casa Verde, onde 60 jovens serão beneficiados, também terão ações iniciadas a partir do dia 23/08. Ambas as instituições estão com inscrições abertas para estudantes dentro da faixa etária mencionada e também oferecem cursos direcionados exclusivamente para educadores.
Por fim, 40 jovens terão a oportunidade de participar das oficinas no Colégio Estadual Lindaura Ribeiro Lucas, desde que estejam matriculados regularmente na instituição, a partir do dia 15/08.
Durante o período formativo, as responsáveis pelas oficinas na cidade serão Ana Oliveira, Livien Ullmann, Mariana Gomiela e Thayná Pires. A partir do dia 31/08, artistas e empreendedores ministrarão um ciclo de palestras guiadas pelos temas: “Economia criativa e contextualização histórica”, “Você sabe o que é um Backstage?”, “Aprofundamento ao figurino – Carreira, mercado e oportunidades”, “A rotina profissional do maquiador”, “Empreender na prática – Primeiros passos de sua empresa”, “Promovendo seus produtos e serviços – Como apresentar o seu negócio?”, “Gestão de carreira – O mercado da maquiagem no Brasil atual” e “Como transformar ideias em projetos?”.
maquie&crie é uma realização da Muda Cultural, com coordenação pedagógica de Tiça Camargo, especialista em visagismo, caracterização e makeup artist. “Acredito que estimular o interesse e a beleza – interna e externa – das pessoas ao meu redor transformam o ambiente positivamente, contribuem para a segurança individual e por consequência, para uma harmonia geral”, ressalta Tiça Camargo.
O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio do Grupo Boticário. A realização da Muda Cultural, do Ministério da Cultura e do Governo Federal – União e Reconstrução.
Para mais informações, acesse: http://maquiecrie.com.br
Serviço:
maquie&crie | São José dos Pinhais
Dias: de 15/08 a 11/10
Local: GERAR: Rua Capitão Benjamim Claudino Ferreira, 1846 – Centro, São José dos Pinhais
Casa Verde – Centro de Referência ao Adolescente: R. Cap. Tobias Pereira da Cruz, 2439 – São Pedro, São José dos Pinhais – PR
Colégio Estadual Lindaura Ribeiro Lucas: R. Octávio Cim, 2201 – Parque da Fonte, São José dos Pinhais – PR
Inscrições na instituição GERAR: as inscrições podem ser feitas através do link
https://forms.gle/qUGztGLSVRTRdVS77
Inscrições na instituição Casa Verde: as inscrições podem ser realizadas presencialmente no Centro de Referência ao Adolescente Casa Verde – Rua D. Izabel Redentora, nº 669. Informações: (41) 3383-1888 / (41) 3383-3249 / (41) 98701-2144.
Para mais informações, acesse: http://maquiecrie.com.br
SOBRE A COORDENADORA PEDAGÓGICA
Livia Tiça Camargo é visagista e caracterizadora atuante há 12 anos no mercado artístico (teatro, TV e cinema), Tiça é especializada na produção de óperas, balés e grandes espetáculos. Desde 2011 atua nas temporadas líricas do Theatro Municipal de São Paulo, onde a partir de 2016 passou a ser visagista residente. Atuou em projetos de cinema como os longas-metragem “Hebe – A Estrela do Brasil” e “Vai Que Dá Certo 2”, dirigidos por Maurício Farias, e “45 do Segundo Tempo”, com direção de Luiz Villaça. No universo da dança, Tiça realizou diversos títulos com o Balé da Cidade de São Paulo.
Atua com treinamento e preparo de jovens da periferia para inseri-los no departamento de visagismo e caracterização nas artes cênicas, bem como treinamento e preparo do elenco artístico através de oficinas e cursos de formação livre de visagismo e maquiagem artística. Atua também na criação, produção e fabricação de adereços, perucas e postiços. Em paralelo, desenvolve o projeto “Naturalização da Beleza”, há seis anos em atividade, que atua como um tratamento terapêutico de beleza, considerando a beleza e seus aspectos num formato holístico e integrativo.
SOBRE A MUDA CULTURAL
A Muda Cultural é uma agência especializada na criação de estratégias, gestão de patrocínios e realização de projetos culturais financiados por meio das leis de incentivo.
Há mais de 15 anos no mercado cultural, a empresa tem como missão qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades ao promover contatos de diferentes comunidades com a arte e a cultura. Sob esse propósito, a Muda conecta marcas a seus públicos de interesse, seja na gestão de investimento social privado ou na concepção e desenvolvimento de projetos.
Com uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a agência navega entre os universos artístico, de produção e de gestão cultural, o que engloba concepção, curadoria artística, produção de conteúdo, planejamento e execução de iniciativas culturais.
SOBRE O GRUPO BOTICÁRIO
Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em 50 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, BeautyBox, Vult, O.u.i, Dr. JONES, Truss e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold e sua divisão para o mercado B2B, chamada MultiB. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB. São mais de 15 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.
Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem o ESG embutido em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro”, que reúne compromissos ambiciosos voltados para as dimensões humanas, ambientais e nossos processos produtivos.
A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing evarejo, em um ecossistema de 64 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em www.grupoboticario.com.br.