Conheça a história e mergulhe nas obras de um dos autores referência na literatura mundial. Tudo de forma gratuita na BibliON
Machado de Assis, um dos maiores nomes da literatura brasileira, é celebrado até os dias atuais por sua genialidade e pela capacidade de retratar a complexidade da sociedade brasileira do século XIX. Nascido em 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro, o autor se destacou pela prosa sofisticada e pela profundidade de seus personagens. Sua obra-prima, “Dom Casmurro”, é um exemplo magistral do realismo e da ironia presentes em seus escritos. Ao longo de sua carreira, Machado de Assis abordou temas como o amor, a traição, a loucura e as desigualdades sociais, conquistando admiradores no Brasil e além-fronteiras. Sua contribuição para a literatura é inegável, e sua escrita continua a encantar leitores de todas as gerações, perpetuando seu legado como um dos grandes mestres da literatura mundial.
Ler Machado de Assis é uma oportunidade de se envolver com uma literatura enriquecedora, que transcende o tempo e continua a inspirar gerações, possibilitando a ampliação da compreensão do mundo e da condição humana.
Por isso, a BibliON – biblioteca digital gratuita de São Paulo selecionou obras para conhecer ou relembrar o grande escritor. Confira as dicas abaixo:
Machado de Assis, historiador – Sidney Chalhoub
O historiador Sidney Chalhoub dedicou anos ao estudo da escravidão e da vida operária no Brasil do século XIX. Posteriormente, começou a se interessar pela obra de Machado de Assis. Machado de Assis, historiador, procura compreender a produção do romancista a partir do contexto social e histórico que deu origem a ela. O autor analisa romances e contos, em busca do sentido das mudanças do período segundo a visão de Machado. A segunda parte do livro trata do funcionário público Joaquim Maria Machado de Assis. Nas décadas de 1870 e 1880, Machado foi chefe da repartição do Ministério da Agricultura encarregada de acompanhar a aplicação da lei do Ventre Livre, de 1871. Chalhoub identifica as intervenções do romancista nos processos, mostrando que Machado procurava interpretações jurídicas favoráveis ao escravo que se queria libertar. Em seu duplo caminho, de estudo social e análise estética, Chalhoub segue o percurso de críticos como Roberto Schwarz e John Gledson. Machado de Assis, historiador propõe uma leitura da obra do escritor baseada na análise de um período decisivo da história brasileira, que Machado descreveu com lógica satírica implacável.
Mulheres de Machado -Machado de Assis
Se na juventude parecem virginais, inocentes, puras, ao adentrarem a fase adulta se deparam com questões como imposição do matrimônio, felicidade conjugal, ciúme e traição e a efemeridade da beleza, tornando-se cada vez mais complexas. Já maduras, as MULHERES DE MACHADO vivenciam a nostalgia da vida, a possibilidade de um amor derradeiro e a morte. Esses temas, no entanto, se entrecruzam, podendo a morte nascer em uma menina ou a pureza em uma senhora adúltera. É justamente dessa sobreposição que surge a esfericidade das personagens aqui selecionadas e, consequentemente, onde se vê a maestria do escritor.
Sobre a imortalidade de Rui de Leão – Machado de Assis
Quem quer viver para sempre? Publicados pela primeira vez em 1872 e 1882, respectivamente, Rui de Leão e O imortal contam duas versões diferentes da mesma história de um homem que, após beber a misteriosa poção que recebeu das mãos do sogro enfermo, descobre que não pode mais morrer. Nada poderia tê-lo preparado para isso, mas Rui de Leão não vê outra opção além de seguir em frente — e permitir que o leitor siga com ele. A primeira publicação da Plutão Livros traz dois contos precursores da ficção científica brasileira, escritos por ninguém menos do que Machado de Assis, com prefácio de Roberto de Sousa Causo e ilustrações de Paula Cruz.
Machado de Assis por jovens leitores – Fernanda Freitas
A partir de uma oficina de leitura, oferecida como atividade complementar na Escola Sesc de Ensino Médio do Rio de Janeiro, surgiu o Clube de Leitores da instituição. Inicialmente com sete alunos, as sessões de leituras e análises de textos despertaram nos estudantes o prazer em ler e fomentar trocas de experiências sobre literatura. E Machado de Assis foi o autor escolhido para o exercício literário que correspondia ao produto final da oficina: textos selecionados e apresentados pelos alunos participantes. Fruto desta bela iniciativa da Escola Sesc e do comprometimento e da qualidade dos próprios alunos, este livro apresenta seis textos introdutórios que precedem contos célebres de Machado de Assis. Essas pequenas introduções, produzidas com a qualidade de grandes leitores, revelam a importância de um dos maiores escritores de nosso país e ajudam a desfazer a ideia de que a leitura de Machado de Assis é temporal. Mas o grande mérito dos alunos é mostrar a futuros leitores que, quando se trata de boa literatura, o diálogo entre autor e leitor será sempre estimulante e prazeroso.
25 contos de Machado de Assis – Machado de Assis
Publicadas a partir de 1870, as histórias de Machado de Assis continuam atuais. Se os detalhes são construídos tendo por modelo a cidade e os habitantes do Rio de Janeiro do século dezenove, ou pequenos povoados da província, os comportamentos, posturas, conflitos, emoções, paixões, egoísmos e outros vícios são os nossos de cada dia: os da nossa sociedade, que ainda carrega a carga do patriarcado, do machismo, do escravismo disfarçado e da desigualdade entre gêneros. Com seleção e organização da professora Nádia Batella Gotlib, os 25 contos que compõem este livro – uns mais conhecidos, como A igreja do diabo, A cartomante, Missa do galo, Confissões de uma viúva moça, outros nem tanto, caso de A causa secreta, Curta história, O caso da vara – foram extraídos de diferentes obras e oferecem ao leitor uma importante e prazerosa experiência de descoberta ou de redescoberta do talento desse escritor, considerado um dos maiores da literatura brasileira de todos os tempos.
Para utilizar o serviço gratuito, basta que os interessados acessem www.biblion.org.br ou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro. O usuário pode fazer empréstimos de até duas obras simultâneas, por 15 dias. A BibliON permite, ainda, ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. Por meio de princípios de gamificação, os associados conseguem acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios.
O sistema de busca permite a utilização de diversos filtros, como tema, autor, categoria ou título. É possível ler em dispositivos móveis, sem a necessidade de usar dados do celular, por meio do download prévio do título ou, ainda, ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela; escolher diferentes modos de leitura para dia ou para noite e acionar a leitura em voz sintetizada, para saída em áudio do texto.