Evento terá a mediação do poeta e editor Daniel Osiecki
No próximo sábado (11/3), na Livraria Vertov às 15h, acontece o primeiro evento do Vespeiro – Vozes Literárias. O evento, que terá a mediação do poeta e editor Daniel Osiecki, promove um bate-papo sobre o romance ,Tempo do corpo (Kotter, 2021, 440 páginas) do escritor curitibano Homero Gomes (HOG).
Juntamente na mediação da conversa estarão os escritores William Teca e João Lucas Dusi. Homero Gomes vai falar sobre a produção do romance, construção de personagens, linguagem, enredo.
Tendo como pano de fundo os acontecimentos do ano de 1992, o romance Tempo do Corpo (Kotter Editorial, 2021) tem dois fios condutores que vão se entrelaçando gradualmente. Cada um deles com foco em um protagonista, que a princípio parece não ter ligação um com o outro; impressão inicial que vai se modificando quando o passado de cada um vai sendo apresentado pelo narrador.
Num desses fios condutores está Juan Ribeiro, sociopata, narcisista e erotomaníaco (pessoa com transtorno delirante que a faz acreditar erroneamente que outra pessoa está secretamente apaixonada por ela), que mata a esposa com a intenção de pintar o corpo morto dela em um quadro. Além dela, outras mortes são executadas com o único objetivo de se concluir o quadro. Juan é uma pessoa desagradável, fria, que não demonstra nenhum sentimento de compaixão ou remorso. As mortes começam a ser investigadas em conjunto, pois ele adota o desenho da vítima morta como assinatura; por isso, é chamado de Artista da Morte.
O outro protagonista é Paulo Soares, ex-torturador que inicia a narrativa tentando entender os últimos acontecimentos em sua família: a morte da esposa, o filho que ficou tetraplégico e a filha que parece não querer mais vê-lo. Mas, ao mesmo tempo que lida com essas questões, recebe a incumbência de chefiar a força-tarefa que visa descobrir a identidade do Artista da Morte para tirá-lo de circulação. Além disso, começa a ser atormentado por sentimentos paradoxais a respeito de seu passado nos “porões” da ditadura brasileira. Ele ainda tenta se convencer de que só cumpria ordens, que não tem culpa, que foi apenas um instrumento, que não sentia prazer no sofrimento daquelas pessoas. Será que não sentia mesmo?
Hog (Homero Gomes) é escritor. Publicou os livros Solidão de Caronte (2013), Sísifo Desatento (2014) e Naraka (2017). Tempo do Corpo é seu primeiro romance de fôlego.
…
Vespeiro – Vozes Literárias
11 de março – sábado – 15 horas
Livraria Vertov
(R. Visc. do Rio Branco, 835 – 2º andar – Mercês)
Entrada franca