Livro do baixista Glauco Sölter terá lançamento em bate-papo com o poeta Amarildo Anzolin e o cartunista Luiz Antonio Solda
O Lançamento do livro de Glauco Sölter Levadas Brasileiras na Biblioteca Pública do Paraná é a finalização de uma etapa importante para a carreira literária do autor, consagrado instrumentista, compositor, arranjador e professor cascavelense/curitibano, hoje praticamente um cidadão do mundo. Inclusive, o músico estará voltando de uma tour pelo continente europeu onde apresentou seu trabalho e uma homenagem especial ao grande trombonista Raul de Souza, com quem Glauco trabalhou nos últimos 15 anos.
Levadas Brasileiras teve um lançamento simbólico durante a 37a Oficina de Música de Curitiba, marcando a presença do músico e apresentando à classe musical essa pesquisa colocada nas páginas do livro num formato de crônica ágil, em linguagem simples e cativante, a história do contrabaixo na música brasileira. O lançamento voltado ao público geral, não músico, seria em abril de 2020, mas veio a pandemia e tudo foi adiado.
LEVADA é o nome dado à linha de condução do contrabaixo na música, e no caso do livro “Levadas Brasileiras”, também à linha cronológica adotada pelo autor para contar a história da música brasileira através do prisma do contrabaixista.
No livro, o autor aborda cronologicamente, 80 linhas de contrabaixo (Levadas) de baixistas fundamentais para a evolução do instrumento e da própria MPB. São 80 levadas, de 80 músicas comentadas, na partitura impressa e também no canal do youtube do autor, que pode ser acessado na hora, pelo celular, através do QR Code impresso em cada capítulo.
A vida e a obra de cada um dos principais contrabaixistas brasileiros é um enfoque à parte no livro, o que torna o livro interessante, também, para quem não é músico, mas interessado pela história da MPB. Nesse sentido, o livro “Levadas Brasileiras” é comprovadamente um documento importante.
O livro foi produzido através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e foi editado através da Às Editorial. Com Gerenciamento de projeto de Luiz Ferreira, editoria de Cláudio Kobachuk e produção gráfica de Maurélio Barbosa. O prefácio é do trombonista Raul de Souza.
A EXPOSIÇÃO DE CARTUNS DE LUIZ ANTONIO SOLDA
“Levadas Brasileiras “ teve a participação do genial ilustrador Luiz Antonio Solda, que nos brindará com uma exposição dos cartuns do livro e outros com temática focada no contrabaixo. A exposição será organizada pela equipe da Biblioteca Pública do Paraná e deverá ficar no hall da Biblioteca até meados de janeiro de 2023.
Durante o evento, o livro estará à venda no local e um cartum do Solda em tamanho postal acompanhará os primeiros livros vendidos.
O PROGRAMA “ILHA DO FOGO”, DE AMARILDO ANZOLIN
O diferencial deste lançamento de livro é que haverá a gravação do programa de entrevistas “Ilha do Fogo”, conduzido por Amarildo Anzolin, para transmissão pela Rádio Cultura AM 930 Khz e internet. Posteriormente, será postado no podcast do programa na página da rádio.
O programa é geralmente gravado na Galeria 373, excepcionalmente, no próximo dia 23 de novembro, Ilha do Fogo será gravado nas dependências da Biblioteca Pública do Paraná,
O bate-papo será sobre a obra e também sobre a trajetória dos dois autores. O portal Cultura 930 exibe o podcast toda sexta-feira, às 22h, também com posterior hospedagem em seu site. Todos os episódios podem ser apreciados em: www.cultura930.com.br/ilhadofogo
…
LANÇAMENTO DO LIVRO LEVADAS BRASILEIRAS/EXPOSIÇÃO DE CARTUNS DE LUIZ ANTONIO SOLDA E GRAVAÇÃO DO PODCAST “ILHA DO FOGO”.
Dia 23 de novembro de 2022
NA BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ – R. Cândido Lopes,133 – Centro
17:30h – Abertura da exposição de Cartuns de Luiz Antonio Solda
18:00h – Gravação do programa “Ilha do Fogo”, apresentado pelo escritor Amarildo Anzolin entrevistando Glauco Sölter e Solda.
18:45h- Workshop/ “canja” do contrabaixista Glauco Sölter .
*o livro estará a venda no local a preço módico e os primeiros livros vendidos serão acompanhados de um cartum do Solda em tamanho postal.