Lançamento: banda de punk rock Riste retrata situação de quem vive em vulnerabilidade social nesta pandemia


Portelinha é o nome da nova música e de uma comunidade localizada entre o bairro Santa Quitéria e Portão, na capital paranaense

O som foi gravado ainda em 2020, produzido dentro do esquema “quarentena” (cada integrante no seu refúgio). Porém a letra foi resultado de uma sequência de entrevistas com moradores da comunidade. De acordo com a banda, ir até lá, ver e ouvir famílias em situação de vulnerabilidade foi o que propiciou esse novo som.

Trata-se de ir além da crítica de dentro da própria bolha. É um trabalho de imersão numa realidade dura e cruel. São famílias que não podem ficar em casa durante a pandemia e precisam trabalhar para não morrer de fome. Pessoas que já perderam tudo, que lutam para conseguir aquecer seu alimento e mesmo assim encontram tempo para a solidariedade.

Para os integrantes da banda, a arte também é uma resposta ao que enxergamos, sentimos e ouvimos. Muitas famílias vivem numa invisibilidade extrema, são vítimas da desigualdade e tem um olhar muito particular dessa pandemia, somado aos problemas que já enfrentam diariamente.

Esses relatos foram ouvidos durantes ações sociais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que levaram alimento da reforma agrária aos moradores, e do Sindicato dos Petroleiros PR e SC, que doaram gás de cozinha.

RISTE

Formada em 2018, entre Curitiba e Campo Largo (Região Metropolitana), a banda faz do punk rock sua engrenagem para falar do cotidiano. O trio bebe na fonte dos clássicos do gênero. São canções de liberdade. Punk Rock em RISTE!

Os integrantes Gabriel (Baixo e voz), Jean (Batera) e Regis (Guitarra e voz) têm dois Eps gravados ao vivo e dois singles, já contando a nova música Portelinha.

Você pode encontrar o trampo dos caras nas plataformas digitais (Spotify, Youtube, Facebook, Bandcamp, etc…); além dos disquinhos físicos que podem ser adquiridos entrando em contato via page do Face.