“Guarnieri” narra a trajetória de um dos maiores nomes do teatro


Gianfrancesco Guarnieri em seu habitat natural, o palco / reprodução Mira Filmes

Produção tem direção do neto e participação dos filhos do ator e dramaturgo, ícone do engajamento estético e político

Francisco, o neto de Gianfrancesco Guarnieri, um dos nomes mais importantes da história do teatro brasileiro, realizou um filme sobre o avô. O documentário Guarnieri, que estreia em Curitiba nesta quinta dia 26 de abril, no cine Guarani.

Além de grande ator e dramaturgo, Gianfrancesco Guarnieri foi um ícone do engajamento. Seus filhos atores preferiram distanciar arte, trabalho e política em suas vidas. Agora, o neto busca compreender o lugar de sua geração na história, nas artes e no mundo. Com participação dos filhos Paulo e Flávio Guarnieri, o documentário acompanha vários períodos da carreira do mito.

Do Teatro de Arena, em companhia de Augusto Boal, onde encenou peças fundamentais para a compreensão do Brasil como Arena conta Zumbi e Arena conta Tiradentes, entre outras, à televisão e cinema.

As montagens primeiras, realizadas em um Brasil sob repressão, fazem muito barulho e geram impacto brutal na sociedade da época. De importância que vai além da política, mas também de valor estético inestimável.

Na tevê e cinema, Guarnieri foi protagonista de O Grande Momento (1958), de Roberto Santos, e Eles Não Usam Black-tie (1981), de Leon Hirszman, baseado em sua peça teatral, premiado com Leão de Ouro em Veneza.

O filme fica até dia 9 de maio.

Serviço:

Guarnieri

26 de abril a 9 de maio – 19 horas

Cine Guarani

Portão Cultural (ao lado do terminal do Portão)

R$12 – R$6

Fonte: Texto – Ateliê de Redação

Foto: reprodução Mira Filmes