Governo do Paraná PUNE população mais vulnerável ao desestruturar CRAID


SindSaúde fará protesto em 20 de março para denunciar descaso, intransigência e precarização do Centro Regional de Atendimento Integrado ao Deficiente. Mudança de endereço inviabiliza acesso ao serviço para muitas famílias da capital e Região Metropolitana

Esse “novo” é pior. Ratinho Junior não cansa de demonstrar toda voracidade da sua política de desestruturação da saúde pública no estado. Dessa vez ele e sua agenda neoliberal irão punir justamente quem mais precisa: pessoas com necessidades especiais.

Diante dessa situação, o Sindicato, que vem tentando diálogo franco com a Secretaria de Saúde (SESA), vai para rua ao lado das famílias e pacientes para denunciar mais essa monstruosidade do desgoverno paranaense. O “Ato por Solidariedade aos Pacientes e Servidores do CRAID” está marcado para dia 20 de março, às 10h30, na Rua do Rosário, 144, centro de Curitiba.

O Sindicato também pediu nova reunião com a Secretaria para mostrar todos os problemas técnicos e preocupações justas que servidores e familiares de usuários trazem para a direção da entidade.

Entenda o caso

A direção do Sindicato está em constante contato com a SESA e, de acordo com os servidores da saúde do estado, a principal reivindicação é que seja mantida a estrutura do CRAID no atual endereço que foi reformado em 2019 exatamente para garantir acessibilidade aos usuários. O problema é que depois da integração do Centro ao Complexo do Hospital de Trabalhador (CHT), não houve mais manutenção do prédio.

O governo piora a situação para os pacientes e servidores ao transferir um serviço de um local para outro. A nova sede, além de não ser central, também não oferece espaço sequer para o consultório da equipe do CRAID. “Portanto, a reforma da casa alugada nos parece uso equivocado do dinheiro público”, explica Floraci Ribeiro de Paulo, dirigente da entidade.

A dirigente acrescenta que a mudança de sede é para uma casa alugada próxima ao Hospital de Reabilitação, no bairro Cabral. Porém a ação foi programada sem dialogo com servidores e usuários do serviço público. “A SESA nunca convidou a equipe para conhecer a estrutura da casa e abrir o debate de quais as necessidades para ter salas adequadas para o atendimento . Quem trabalha sabe
do que é necessário, mas eles não tiveram essa postura de diálogo”, completa Floraci.

Para o SindSaúde a situação é delicada, pois a atual administração estadual não se preocupa com as famílias que terão uma logística praticamente inviável. “Vários usuários já nos informaram que não terão condições de se deslocar para o novo endereço”, explica a dirigente.

A verdade é que não basta a tarifa do transporte público estar num patamar elitizado, Ratinho Junior se entrosa com a administração municipal de Curitiba e pune justamente quem mais precisa de atendimento.

Vale destacar que o novo endereço é o oposto do que se espera quando o assunto é qualidade. De acordo com o parecer técnico do SindSaúde, o local tem estrutura inconclusa, salas inadequadas e muitas delas sem janelas. Ou seja, vai gastar ainda mais recurso público para piorar o atendimento.

A estrutura atual no CHT precisa de alguns reparos, mas, desde 2021, os pacientes conseguem se deslocar para lá e os servidores promovem o atendimento qualificado numa região central e de acesso relativamente fácil para todas as famílias.

“Não se trata apenas da mudança de espaço físico, faz alguns meses que o público atendido pelo CRAID passou a ser mais restrito, não mais crianças e adolescentes de até 18 anos, mas 12”, finaliza Floraci. Além disso, o estado deixou de receber bebês considerados de risco de todas as maternidades e passou a aceitar encaminhamentos apenas da maternidade do HT.

É contra toda essa insensibilidade que a direção do SindSaúde denuncia um governo que se esquiva da sua função e deixa de atender o povo. Se esse projeto continuar vai punir famílias em vulnerabilidade social e servidores que promovem o atendimento.

Serviço

:: “Ato por Solidariedade aos Pacientes e Servidores do CRAID”
:: Local – CRAID (Rua do Rosário, 144, centro, Curitiba
:: Hora – 10h30
:: Entrevista – Floraci Ribeiro de Paulo / celular: 41 98829-7486.