Comprometida em fomentar o acesso à leitura e fortalecer o universo literário, a Fundação Editora da Unesp (FEU) registrou um aumento expressivo no número de inscrições e seleções para seus programas de parceria
Em 2024, os dados revelam um cenário promissor para o mercado editorial e a difusão do conhecimento. No balanço anual, a FEU recebeu um total de 515 inscrições para seus programas de parceria, destinados a criadores de conteúdo interessados em promover obras literárias e acadêmicas por meio de suas plataformas on-line. Comparativamente ao ano anterior, os números impressionam. Em 2023, foram contabilizadas 319 inscrições. Esse aumento significativo no número de inscrições demonstra não apenas o interesse crescente pelo universo literário promovido pela Editora Unesp, mas também o reconhecimento da qualidade de seus produtos e da relevância de sua missão institucional.
Clássicos do Catálogo: Indivíduos, por Peter F. Strawson
A seção Clássicos do Catálogo desta semana destaca Indivíduos: um ensaio de metafísica descritiva, de Peter Strawson. A obra foi divulgada pela primeira vez em 1959 e ainda é capaz de acarretar discussões e influir em debates sobre metafísica, epistemologia e filosofia da lógica e da linguagem. Strawson foi um filósofo associado com movimento da filosofia da linguagem, dentro da filosofia analítica, além de professor na Universidade de Oxford entre 1968 e 1987.
Livraria Unesp Móvel chega à região da Paulista em março
A Livraria Unesp Móvel brinda os moradores da capital paulista com sua chegada a um dos cartões postais da cidade. Ela fica estacionada de 4 a 24 de março, das 9h às 20h, na Praça Oswaldo Cruz, no início da Avenida Paulista, no Paraíso. A loja sobre rodas oferece descontos de 30% nos livros da Editora Unesp e de 20% nos das demais editoras. Montada sobre um caminhão-baú e com área útil de 20 metros quadrados, a Livraria Unesp Móvel foi concebida para circular por todo o país, levando livros a todos os cantos.
Assista ao booktrailer de O trabalho do antropólogo e Caminhos da identidade, de Roberto de Oliveira
O professor Roberto Cardoso de Oliveira é um dos principais nomes dos estudos antropológicos no Brasil. Figura fundamental no estabelecimento da Antropologia como disciplina no país, teve uma prolífica produção ao longo de toda sua carreira, atuando fundamentalmente para o estabelecimento de programas de mestrado e doutorado. Para oferecer um bom panorama daquilo que Oliveira produziu, a Editora Unesp lança novas edições de duas obras de sua lavra: a coletânea de ensaios, que chegou agora à quarta edição revista pelo próprio autor – O trabalho do antropólogo – e Caminhos da identidade: Ensaios sobre etnicidade e multiculturalismo, que ganhou segunda edição também revista.
Whaner Endo apresenta panorama sobre a produção gráfica editorial
Estar antenado com as tendências do mercado editorial – ambiente em constantes mudanças – é fundamental para um bom desempenho em qualquer uma de suas frentes de atuação. Para tanto, a Universidade do Livro oferece a formação on-line Produção gráfica editorial, com Whaner Endo, que apresenta um panorama geral da produção gráfica atual e o fluxo de produção, os profissionais envolvidos, os insumos básicos, a relação de projetos em mídia impressa e em mídia digital. Ela também discute as melhores práticas a serem utilizadas por profissionais do mercado que desejam desenvolver projetos editoriais viáveis com os recursos financeiros, tecnológicos e temporais disponíveis. As aulas, ao vivo, vão de 18 a 22 de março de 2024, das 19h30 às 21h30.
Um metódico à brasileira
A historiografia brasileira, de forma geral, tem negligenciado a real abrangência das documentações propostas e analisadas por Afonso de Taunay. Neste livro, Karina Anhezini preenche essa significativa lacuna: recupera aquela documentação, localiza e critica os usos dados das informações e nos oferece uma obra abrangente e pertinente aos modelos analíticos desenvolvidos pela historiografia moderna. A autora demonstra como a historiografia desenvolvida por Taunay tinha caráter laudatório e épico – elementos fundamentais para a compreensão da história escrita no Brasil no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX.
Faça aqui o download gratuito deste livro