FIMS 2021 apresenta muitas novidades para a Quinta Edição


Feira Internacional da Música do Sul traz 4 eventos que serão realizados ao longo do ano.

Com uma série de ações desde festivais, cursos de capacitação, pesquisa, seminários e conferência, a FIMS 2021 expande sua quinta edição para acontecer ao longo do ano. A cada edição o evento vem crescendo e reafirmando seu espaço no calendário nacional como o principal evento do tipo na região sul. 

Desde sua primeira edição, em 2016, a FIMS é um evento que une entretenimento, formação, capacitação e negócios. As feiras, em todos os segmentos, são espaços agregadores e geradores de negócios, e na FIMS não é diferente. Um espaço de convergência, com o objetivo de criar novos espaços para artistas, músicos, produtores, agentes, festivais e qualquer iniciativa profissional dentro da indústria da música. 

Em 2021 novamente a FIMS se reinventa e traz 4 eventos que acontecem durante o ano. O primeiro evento é o Festival Online, nos dias 18 e 19 de junho, que vai ser uma mostra de artistas curitibanos que já se apresentaram em edições anteriores da FIMS. A Banda Mais Bonita da Cidade, Janine Mathias, Machete Bomb, Raissa Fayet, Leo Fressato, Estrela Leminski  e Téo Ruiz e Central Sistema de Som,  são os nomes presentes no Festival 100% on line e que contará também com um “camarim virtual”. 

Os eventos previstos para o segundo semestre estão programados em formato híbrido: online e presencial, se a situação sanitária devido a pandemia permitir. O objetivo é ampliar a atuação incluindo uma faceta formativa e profissionalizante, com cursos de capacitação e desenvolvimento de carreiras, seletivas para showcases e seminários preparatórios em outras cidades do sul do país. O evento principal, que é o grande encontro de todas as ações realizadas ao longo do ano, acontece de 24 a 27 de novembro. 

“A FIMS é um evento que reúne agentes da cadeia produtiva, criativa e formativa da música com o intuito de gerar negócios, colaborar na formação de novos profissionais e, em paralelo, descobrir novos talentos. A programação é pensada não apenas para artistas mas também a quem movimenta e tangencia o mercado musical: empresários, produtores, selos, gravadoras, diretores de festivais, music supervisors, criadores de trilhas musicais, fotógrafos, diretores de vídeos, roteiristas, gamers, e vários outros”, afirma Téo Ruiz, organizador da FIMS. 

Além de todos os eventos já programados, a FIMS vai lançar um estudo de um recorte do mercado fonográfico curitibano. A doutora em Sociologia, Dani Ribas, que também é especialista em comportamento de público, traz um levantamento de dados e entrevistas com artistas da cidade para início do mapeamento do mercado local. “Esse material levantado pela Dani Ribas é muito importante para a gente entender mais sobre o mercado local, e conseguir identificar vários pontos onde podemos auxiliar os artistas locais”, afirma Estrela Leminski, que também faz parte da organização do festival. 


A Banda Mais Bonita da Cidade fazendo showcase na FIMS 2019
Foto de Stefany Trizotte

Serviço FIMS 2021
18 e 19 Junho
Festival Online  – Mostra de artistas que já foram showcase das edições anteriores da FIMS  –  Transmitidos nos canais oficiais da FIMS (Canal no YOUTUBE, Instagram, site e  facebook)

18 de junho
16h50  – Raissa Fayet
18h10 –  Leo Fressato
19h10  – Machete Bomb

19 de junho
14h50 –  Janine Mathias
15h50 – Central Sistema de Som
17h10 – Estrela e Téo Ruiz
18h30 – Banda Mais Bonita da Cidade

Programação segundo semestre
Cursos de capacitação e desenvolvimento de carreiras
Cursos práticos de aprimoramento voltado para artistas terem ferramentas de planejamento e gestão de carreiras, além de noções básicas fundamentais de outras áreas como marketing e redes sociais compondo uma ação de aceleração de carreiras musicais.
Formato híbrido: online e presencial realizado no Centro Cultural Cidade Industrial –  Curitiba / PR

Seminários Preparatórios
Eventos locais em outras cidades do sul do país com palestras, debates, workshops e showcases locais. Desses seminários serão escolhidos os showcases que irão representar as diferentes regiões no evento principal.
Cidades onde acontecem os seminários:
_Setembro (Sesi Pato Branco-PR)
_Setembro (Sesi Cascavel / Cianorte-PR)
_Setembro (CIC Florianópolis-SC)
_Setembro (Centro Cultural Mário Quintana, Porto Alegre-RS) 

24 a 27 Novembro
Chamada: Conferência FIMS – Evento principal
Imersão de quatro dias com mesas redondas, palestras, debates, workshops, rodadas de negócios, além dos showcases selecionados e circuito OFF em bares e casas de show da cidade
Local: Cine Passeio e Centro Cultural Sistema FIEP, Curitiba-PR)