De 20 a 22 de agosto, o Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, será palco do 4º Festival Inclusão em Cena, realizado pelo Coletivo Inclusão. O evento reúne pessoas com e sem deficiência em um espaço plural, onde cultura, encontros e iniciativas inclusivas são protagonistas.
A programação é gratuita e repleta de atividades que celebram a diversidade e impulsionam a transformação social: apresentações artísticas, serviços públicos acessíveis, soluções tecnológicas, mutirão de empregos, painéis e rodas de conversa com quem vive e promove a inclusão diariamente. Tudo com acessibilidade comunicacional e o compromisso de gerar não apenas pertencimento, mas também oportunidades reais para a população com deficiência.
Além de acontecer em um espaço público reconhecido pela valorização da acessibilidade, o festival dá exemplo na prática: pessoas com deficiência estarão atuando em diversas áreas do evento, como recepção, apoio técnico, fotografia e alimentação. A iniciativa conta com parcerias que promovem protagonismo e inclusão profissional, como a Zouk Produções – primeira produtora de eventos do Brasil formada por pessoas com deficiência –, o coletivo Somos Todos Brasucas e a Unileuh.
Este ano, o festival ganha o apoio de embaixadores da causa, como o produtor Brener Pereira, a ativista Linda Franco, a atriz Rafaela Hoebel, os humoristas Diogo Almeida e Fagner Zadra, e o locutor Henry Xavier, vozes de destaque na defesa da inclusão, local e nacionalmente.
O Coletivo Inclusão é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que, desde 2013, promove a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade. Atua de forma 100% gratuita com ações culturais, esportivas, de saúde, assistência social e empregabilidade, em parceria com APAEs e outras instituições no Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Sua equipe de 50 colaboradores oferece oficinas de teatro, capoeira, musicalização e dança tradicional.
4º Festival Inclusão em Cena – 20 a 22 de agosto de 2025 (quarta a sexta) – a partir das 9h – Museu Oscar Niemeyer, Curitiba – Entrada gratuita.