Peça estrelada por Beth Zalcman, com direção de Luiz Antônio Rocha e texto da filósofa Lúcia Helena Galvão, será apresentada nos dias 4 e 5 de outubro no Teatro Bom Jesus
Após mais de 200 apresentações em todo o Brasil e um público superior a 100 mil espectadores, o espetáculo “Helena Blavatsky, A Voz do Silêncio” chega a Curitiba para uma curta temporada no Teatro Bom Jesus. O monólogo será apresentado no dia 4 de outubro (sábado), às 20h, e 5 de outubro (domingo), às 18h. Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos.
Aclamado pela crítica e premiado nacionalmente, o espetáculo é protagonizado pela atriz Beth Zalcman, sob direção de Luiz Antônio Rocha e com texto inédito da filósofa e professora Lúcia Helena Galvão.
Uma mulher à frente de seu tempo
A peça mergulha no universo da revolucionária filósofa russa Helena Blavatsky (1831–1891), figura visionária que atravessou fronteiras e enfrentou preconceitos em pleno século XIX, quando as mulheres eram privadas de voz e espaço social.
Blavatsky percorreu o mundo em busca de conhecimento filosófico, espiritual e esotérico, desafiando paradigmas ao propor uma nova visão sobre ciência, religião, história e filosofia. Sua trajetória resultou na fundação da Sociedade Teosófica, movimento que influenciou pensadores, cientistas, artistas e líderes espirituais em todo o mundo — de Edison e Fernando Pessoa a Gandhi e Kandinsky.
Arte que inspira reflexão
Em cena, Beth Zalcman dá vida à Blavatsky em uma interpretação premiada pelo CENYM de Teatro Nacional (2023). “Interpretar Blavatsky é mergulhar no improvável, no intangível. Trata-se de um texto que demanda extrema sensibilidade e transporta a plateia para um universo de possibilidades”, afirma a atriz.
Já o diretor Luiz Antônio Rocha destaca a atualidade da obra:
“Resgatar o pensamento de Blavatsky é essencial em um momento de caos mundial, marcado por crises políticas, climáticas e sociais. Ela nos lembra que nenhuma transformação externa acontece sem antes um impulso interno.”
Com inspiração no sfumato de Da Vinci e nas pinturas de Édouard Manet, a encenação propõe uma atmosfera poética, conduzindo o público em uma experiência entre o real e o espiritual.
Sinopse
No frio de Londres, no fim do século XIX, a luz de uma vela revela o quarto de Helena Blavatsky em seu último dia de vida. Sozinha, ela revisita suas memórias, suas viagens pelo mundo, os aprendizados com mestres tibetanos e os encontros marcantes — entre eles, com Gandhi. A peça é um convite à reflexão sobre a força da missão individual, o autoconhecimento e o silêncio interior.
Serviço
Espetáculo: “Helena Blavatsky, A Voz do Silêncio”
Datas: 4 de outubro (sábado), às 20h | 5 de outubro (domingo), às 18h
Local: Teatro Bom Jesus – Rua 24 de Maio, 135, Centro – Curitiba/PR
Ingressos: Disk Ingressos
Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos
Realização: Espaço Cênico, Teatro em Conserva e Mímica em Trânsito
Redes sociais: @helenablavatskyavozdosilencio | @animaapeca | @bethzalcman | @luiz.antonio.rocha | @profluciahelenagalvao