Nossa festa de 7 anos começa com esse baita encontro! O Fandango Caiçara da região do Paraná representado pelo @fandango.uba se ajunta com as referências do fandango da região de São Paulo, com @filporibeiro no @acaicara – 19 de novembro, às 19h30
@filporibeiro realiza diversos trabalhos e pesquisas com instrumentos da tradição popular brasileira como rabeca, viola caipira, marimbau e violão. Participou de shows e gravações com artistas como Sebastião Biano, Oswaldinho do Acordeon, Nelson da Rabeca, Naná Vasconcelos, Mestre Luiz Paixão, Zeca Baleiro, Siba, Ná Ozzetti, Ceumar, Comadre
Fulozinha, Banda de Pífanos de Caruaru, Cia Cabelo de Maria, Tião Carvalho, Socorro Lira, Di Freitas e Kátya Teixeira.
Seu aprendizado de Rabeca veio junto com a criação do grupo Jovens Fandangueiros do Itacuruçá (Ilha do Cardoso) no início de 2000, ouvindo e observando os rabequeiros mais velhos.
Mais tarde, em São Paulo começa a participar de vários trabalhos, de diferentes linguagens. Durante dois anos trabalhou junto ao grupo Paranapanema inserindo a rabeca no samba paulista, congadas, batuques de umbigada e sambas da velha-guarda paulistana. Com o grupo Guarará participou do projeto “Guarará é Batido com a Mão!”. Com os Jovens Fandangueiros do Itacuruçá participa do CD e do livro “Museu Vivo do Fandango”. O lançamento foi realizado em julho 2006 no “Encontro de Fandango e Cultura Caiçara” na cidade de Guaraqueçaba – PR.
Com seu grupo Filpo Ribeiro e a feira do Rolo lançou o CD Contos de Beira d’água (2017).
Em 2019 Filpo Ribeiro foi um músicos dos contemplados pelo Prêmio Grão de Música juntamente com Rolando Boldrin, Marlui Miranda, Alessandra Leão, Josyara, Geovana, entre outros.
Em 2012 gravou o programa Ensaio (TV Cultura) com o projeto solo de Sebastião Biano, da Banda de Pífanos de Caruaru. Foi fundador e integrante do grupo Pé de Mulambo, ao lado dos músicos Guluga (Recife/PE) e Rone Gomes (Olinda/PE), cujo trabalho reúne composições próprias e temas tradicionais relacionados ao universo da rabeca brasileira e da viola de dez cordas. Atualmente acompanha o cantor e compositor Jonathan Silva (ES) como músico e diretor musical; e Sebastião Biano e seu terno esquenta muié.
Com seu grupo Filpo Ribeiro e a Feira do Rolo lançou o CD Contos de beira d’água (2017), circulando o Brasil e o Mundo no ano de 2018.
FANDANGO UBÁ CONVIDA é um projeto do Coletivo Fandango Ubá, que convida artistas da cena musical contemporânea e da cultura fandangueira a cada edição. É um encontro entre diferentes gerações e linguagens que compõem um novo mosaico de interação entre grupos de fandango, músicos e mestres/mestras das culturas tradicionais brasileiras.
Dia 19 de novembro, às 19h30
A’Caiçara – R. Dr. Claudino dos Santos, 90 – São Francisco, Curitiba – PR
PROJETO REALIZADO COM O APOIO DO PROGRAMA ESTADUAL DE FOMENTO E INCENTIVO À CULTURA (PROFICE) – SECRETARIA DE ESTADO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL E DA CULTURA – GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
https://www.instagram.com/fandango.uba/
https://www.instagram.com/cantarim_cultural/