EXPOSIÇÃO – MOSTRA CLAUDETE PEREIRA JORGE

FaenaRossilho

A Lei nº 15.133 de 11 de dezembro de 2017 renomeou o teatro existente no casarão da Família Cavalcantti no bairro São Francisco para Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge, uma homenagem à grande atriz do teatro paranaense que reconhece a sua importância e ampla atuação na cena artística nacional, atuando junto a grupos de diferentes lugares do país.

Entre os meses de junho e julho de 2019, a Cia. Fluctissonante, a NBP Produções e a Pomeiro Gestão Cultural realizam a primeira edição da mostra que leva o nome da homenageada, e reúne apresentações teatrais e de dança, cinema, shows, oficina e uma exposição fotográfica com registros de muitos trabalhos realizados pela atriz, ao longo da carreira.

Claudete Pereira Jorge nasceu em Ponta Grossa em 1954 e, aos 20 anos, recém chegada de Cascavel, onde morava, foi convidada para substituir uma atriz que havia faltado em um ensaio. Pronto! Foi o que bastou para que daquele dia em diante, substituindo em definitivo a faltosa, demonstrasse o talento nato que sempre teve para o teatro.

Desde o início da carreira integrou a NBP Produções, atuando, dirigindo e produzindo diversas montagens da produtora ao longo de 20 anos, junto a Nautilio Portela, com quem também foi casada. Paralelamente, esteve em diversos espetáculos curitibanos. Com a direção de Manuel Carlos Karan em “O Cavalo Branco De Napoleão”; de Antônio Carlos Kraide em “Curitiba Velha de Guerra” e “A Dama de Copas e o Rei de Cuba”; de OraciGemba em “Zumbi”, “Via Cruscis” e “O Cerco da Lapa”;Ademar Guerra em “Noite na Taverna” e “Colônia Cecília”; Felipe Hirsch em “Por um Novo incêndio Romântico” e Marcelo Marchioro em “Pequenos Assassinatos”, “Lulu”, “Medéia”, “À Grega” e “Pico na Veia”, sendo que por estes dois últimos ganhou o Troféu Gralha Azul de Melhor Atriz.

Além das cidades de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, foi – a convite da primeira Bienal de Arte Contemporânea de Tessalônik na Grécia – apresentar o Canto I da Ilíada de Homero em Atenas, Berlim, Skopje, Amsterdam. Claudete Pereira Jorge atuou em muitos outros projetos, com outros tantos diretores e com os melhores atores e atrizes de Curitiba, no teatro e no cinema e nos deixou, desde 2016, um legado incalculável, que merece ser respeitado, lembrado e aplaudido pelas futuras gerações das artes cênicas do Brasil.

É um pouco do registro desses trabalhos que estarão em exposição na mostra, aberta para visitação no Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge, com entrada gratuita.