Exposição “Desse lado do muro” estreia em antigo Centro de Triagem de Curitiba com olhar potente sobre o sistema prisional latino-americano


O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) inaugura no dia 1º de maio a exposição Desse lado do muro, uma imersiva e provocadora experiência visual sobre a realidade das prisões na América Latina. A mostra é parte do Projeto Cárcere e ocupará o prédio do antigo Centro de Triagem da Rua Barão do Rio Branco, no Centro de Curitiba, que agora passa a integrar o complexo do MIS-PR.

Fruto de uma parceria entre o museu e a Agência Farpa, a exposição reúne imagens impactantes produzidas em 18 presídios de sete países latino-americanos pelos fotógrafos Erick Dau, Francisco Proner e Thiago Dezan. O projeto tem patrocínio da Humanitas 360, via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, e marca o início da transformação do espaço antes usado para custódia temporária pela Polícia Civil do Paraná.

As fotografias em grande escala, somadas a vídeos, lambes e projeções, ocupam celas e corredores do antigo centro prisional, criando uma atmosfera imersiva. Um dos destaques é a exibição de imagens dentro de uma solitária, onde o público é convidado a experimentar a claustrofobia e angústia do confinamento. A trilha sonora inclui cartas de detentos narradas, aprofundando a experiência sensorial.

Segundo Mirele Camargo, diretora do MIS-PR, toda a expografia foi pensada para reforçar o impacto emocional do ambiente. “Não há como não ser impactado pela atmosfera desse espaço, que nos leva inevitavelmente a refletir sobre o clausuramento, as condições de vida das pessoas privadas de liberdade e os efeitos disso sobre a saúde mental”, destaca.

A exposição conta com nomes de peso na sua produção, como o premiado iluminador Beto Bruel (projeto luminotécnico), a arquiteta e urbanista Pamela Santos (projeto arquitetônico) e os cenógrafos Muga Riesemberg e Elerton Alerta Bertrão.

A proposta da mostra é escancarar os muros da invisibilidade, provocando empatia e reflexão sobre o sistema carcerário. O antigo Centro de Triagem, desativado em 2023, está sendo ressignificado como espaço de cultura, direitos humanos e memória. “A ideia é reocupar e ressignificar esse espaço emblemático com ações culturais e debates que promovam reflexão sobre o sistema carcerário e outras questões sociais urgentes”, afirma Mirele.

A ocupação cultural do espaço foi precedida por um extenso processo de pesquisa e articulação com instituições como o Museu do Carandiru, o Museu da Resistência, a Defensoria Pública do Paraná, a Polícia Penal, o Instituto Médico Legal e a Comissão de Direitos Humanos da OAB-PR.

A Agência Farpa, responsável pelas imagens da exposição, é reconhecida internacionalmente pelo seu jornalismo visual focado em temas sensíveis e urgentes. Seus trabalhos já foram publicados por veículos como The New York Times, The Guardian, El País, O Globo, National Geographic e Al Jazeera. A agência também já recebeu prêmios importantes, como o Pictures of the Year (POY Latam) e o Society of News Design (SND).

Serviço:

Exposição: Desse lado do muro
Abertura: 1º de maio de 2025
Local: MIS-PR | Antigo Centro de Triagem – Rua Barão do Rio Branco, Curitiba/PR
Realização: AAMIS com recursos da Lei Rouanet
Patrocínio: Humanitas 360
Projeto: Cárcere
Visitação: Gratuita, com agendamento prévio em três turmas diárias
Mais informações: @mis_pr