
- Este evento já passou.
“Vegetal que vira música: a caxeta e os instrumentos caiçaras”
17 | março | 2022

Nesta quinta (17) o luthier e mestre da cultura caiçara Aorelio Domingues irá compartilhar com o público do @museuparanaense (MUPA) conhecimentos tradicionais vinculados à madeira caxeta, uma espécie nativa da Mata Atlântica.
A caxeta está intimamente conectada à musicalidade caiçara: é a principal matéria-prima de instrumentos musicais e de tamancos utilizados no fandango – música e dança típicas da cultura predominante das regiões litorâneas do Sul e Sudeste do Brasil e patrimônio imaterial brasileiro.
A conversa “Vegetal que vira música: a caxeta e os instrumentos caiçaras” vai abordar diferentes facetas desta matéria-prima e técnicas centenárias da marcenaria desenvolvidas nas comunidades tradicionais do litoral sul e sudeste. Durante a conversa, Aorelio Domingues vai dar um enfoque especial aos instrumentos musicais produzidos a partir da caxeta, incluindo demonstrações de características de cada instrumento tocando ao vivo músicas que pertencem à Folia do Divino.
Não dá pra perder! Esperamos você.
Mais informações: www.museuparanaense.pr.gov.br
SERVIÇO
Palestra demonstrativa “Vegetal que vira música: a caxeta e os instrumentos caiçaras” com o luthier e mestre da cultura caiçara Aorelio Domingues.
A conversa será complementada por demonstrações de canções tocadas ao vivo por Aorelio utilizando instrumentos caiçaras.
Quinta-feira, 17 de março, às 19h
Local: Museu Paranaense (MUPA)
Entrada gratuita, sem necessidade de inscrição e sujeita à lotação do espaço.
O Museu Paranaense fica na Rua Kellers, 289, Alto São Francisco – Curitiba.
Para mais informações sobre o Programa Público “Se enfiasse os pés na terra: relações entre humanos e plantas” acesse este link.
Foto: Marco Novack.
#CulturaParaná #MuseuParanaense #CulturaCaiçara #Luthieria #Caxeta #Fandango