
- Este evento já passou.
Fandangueira das Mercês – Documentário sobre Dona Mide estreia domingo no Youtube
13 | junho | 2021 - 19 | junho | 2021

Produção se propõe a contar a história de Dona Clemildes Ferreira Bahr, 83 anos, considerada a baronesa cultural do fandango em nosso estado.
O documentário “Dona Mide – Mulher de Fibra do Fandango Paranaense” se propõe a contar a história de Dona Clemildes Ferreira Bahr, uma senhora negra de 83 anos, considerada a baronesa cultural de uma das manifestações mais populares do estado: o fandango. O projeto elaborado pelo produtor cultural Gil Rhodrigues e financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Curitiba tem sua primeira exibição marcada para o próximo domingo (13), no Youtube. O documentário irá ao ar em três diferentes datas e estará livre para acesso gratuitamente apenas por algumas horas após exibição.
Como ela mesma costuma dizer “o fandango não pode ser esquecido”. No que depender de Dona Mide, o fandango estará vivo e por muito tempo como forma de preservação e divulgação da Cultura Paranaense, que muitos ainda não têm acesso.
A produção teve como base inicial uma pesquisa e um artigo publicados pela historiadora Célia Tokarski, além é claro, das próprias histórias relatadas pela personagem principal, a Dona Mide, como assim gosta de ser chamada. A direção está sob os olhos atentos da cineasta Helen Bastos, que a exemplo de Dona Mide, é uma mulher negra que vem se destacando no cinema regional com produções envolvendo questões afro-culturais. A filmagem tem assinatura de Max Olsen.
Serviço
O que: documentário “Dona Mide – Mulher de Fibra do Fandango Paranaense”
Quando:
Dia 13 de junho (Domingo) – às 19h (Disponível até meia-noite)
Dia 16 de junho (quarta-feira) – às 20h (Disponível até meia-noite)
Dia 19 de junho (sábado) – às 20h (Disponível até meia-noite)
Onde: No canal Max Olsen, no link:
https://www.youtube.com/watch?v=YvsiWU8ypi4&feature=youtu.be