
- Este evento já passou.
“Enquanto a chuva cai” – Encenada em Português e Libras simultaneamente
13 | outubro | 2021 @ 16:00

‘Enquanto a chuva cai’ – espetáculo que o grupo paranaense Cia. Fluctissonante apresenta no Festival Digital Palco Giratório, no dia 13 de outubro, às 16h, pelo canal do youtube do Sesc Brasil.
Encenada em Português e Libras simultaneamente e voltada a integração do público surdo e ouvinte na plateia, a peça acompanha o encontro e a aproximação de duas crianças órfãs dentro de uma casa em ruínas durante a guerra. A menina se comunica utilizando a Libras e o menino, a Língua Portuguesa. Numa guerra, um amigo é como uma fonte no deserto. A barreira linguística, portanto, não pode ser um empecilho para que os dois personagens se tornem amigos e cúmplices na luta pela sobrevivência. Assim, em delicados jogos de cena, com brincadeiras simples e ternas, a aparente barreira entre os dois é resolvida e a comunicação entre eles acontece.
Sobre a Cia Fluctissonante
A Cia. Fluctissonante, de arte acessível, é um coletivo artístico idealizado por Helena de Jorge Portela que pesquisa e cria projetos de artes cênicas que unem as duas línguas oficiais do país: o Português e a Libras. Com sede em Curitiba, os projetos do coletivo – formado por atores e atrizes surdos e ouvintes – vem desenvolvendo trabalhos acessíveis simultaneamente para públicos com e sem deficiência. Não se trata do uso de tradução simultânea, mas do emprego real das duas línguas dentro das obras, também como dispositivos de linguagem. Com mais de seis espetáculos realizados, a companhia já circulou por outros estados do país. A continuidade das pesquisas, as criações e produções da Companhia Fluctissonante de Arte Acessível e dos artistas deste coletivo são uma homenagem à grande atriz e diretora brasileira Claudete Pereira Jorge.
Sobre o Festival
Com foco na valorização da cultura e dos grupos de artes cênicas do país, o Sesc retorna este ano com o projeto Palco Giratório, mas agora com novo modelo: o Festival Digital Palco Giratório. A 23ª edição teve início no dia 30 de setembro e serão 17 transmissões ao vivo dos espetáculos, pelo canal do Youtube Sesc Brasil. Elas vão substituir o circuito que, antes da pandemia, rodava o país de forma presencial. Os espetáculos são dos grupos selecionados para a edição de 2020.
O grande diferencial deste ano é a forma de construção da programação. Os espetáculos serão realizados presencialmente nos teatros do Sesc nos estados (sem público) e transmitidos para todo o Brasil. Se por um lado o artista não terá contato físico com a plateia, em função da necessidade de isolamento social, por outro, as transmissões vão dar a oportunidade dos grupos ampliarem sua visibilidade e serem vistos por um público muito maior, pois a plateia poderá estar em todos os lugares ou regiões do país.
Reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das artes cênicas desde 1998, o Palco Giratório intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros e promove a troca de experiências por meio de uma vasta programação. Este ano, artistas e públicos de diferentes regiões do País estarão conectados em salas virtuais para dialogar sobre essa história.
A realização do Palco Giratório neste formato digital demonstra a força do projeto como uma política inovadora e pluralista de incentivo às artes cênicas, profundamente impactadas pela pandemia no Brasil. Neste ano, mesmo reconhecendo a perda do valor presencial das ações, a expectativa é conquistar um número maior de espectadores a partir da ampliação de acesso gerada pela transmissão via internet.
Serviço:
Festival Digital Palco Giratório – Enquanto a chuva cai (PR)
Data: 13 de outubro
Horário: 16h
Exibição: youtube Sesc Brasil – https://www.youtube.com/user/SescBrasil