
- Este evento já passou.
AOS AMANTES DE QUADRINHOS: A 6ª Bienal de Quadrinhos de Curitiba está rolando!
16 | setembro | 2021 - 3 | outubro | 2021

No total, são 5 meses de programação cultural gratuita, com feiras, bate-papos, palestras, oficinas e muuuitas outras atividades inspiradas pelo tema da edição: Música & Quadrinhos!
Um dos pilares da Bienal de Quadrinhos, as Ações Formativas apresentam em sua programação diversas palestras, debates e oficinas, desenvolvidos em plataformas de streaming e nas nossas mídias sociais. A realização das atividades formativas estão concentradas ao longo de duas semanas, entre os dias 23 de setembro e 3 de outubro, e irão explorar, entre outros assuntos, a temática da edição: “Música e Quadrinhos”, e todas as relações possíveis entre estas expressões.
Na programação, há 4 palestras, 8 live-debates e 7 oficinas online. As oficinas são dirigidas a públicos diversos (adulto, infantil, profissionais, iniciantes) e ofertadas em vagas limitadas, por meio de inscrições divulgadas no site e mídias da Bienal. As palestras e live-debates terão transmissão ao vivo e estarão disponíveis no canal da Bienal no Youtube e na nossa página do Facebook, sempre com acesso livre e gratuito.
Confira a programação completa!
OFICINAS
EXERCÍCIOS EM CONTRA-CÓPIA
Ministrante: Cecil Silveira
24 (sexta-feira) e 26/09 (domingo), das 9h às 12h
Em 2000, Paul B. Preciado publicou o livro Manifesto Contra-Sexual, no qual sugere que algumas práticas (como o uso do dildo) desmantelam e/ou reorganizam comportamentos sociais até então tidos como “naturais”.
Os exercícios em “contra-cópia” deste workshop irão consistir na adaptação gráfica de uma obra de HQ reconhecida, de forma a transformá-la criticamente, ao mesmo tempo que pretende dominar as características “imitadas” de um autor; essa experimentação abrangerá a utilização de diversos materiais e textos de apoio.
O objetivo é produzir uma página em cada sessão através do exercício da cópia, com base na provocação sobre o estatuto de cânone e uma revisão de sentidos sobre HQs icônicas de autores como Moebius, Hergé, Pratt, Bechdel, Spiegelman, Satrapi, Cruchaudet, Baudoin, Tezuka, entre outros.
Este workshop é destinado a um público alargado que deseja aprender, de forma breve mas crítica, alguns dos fundamentos da linguagem dos quadrinhos, a partir de exercícios de releitura de alguns ”clássicos”.
Classificação indicativa: a partir de 18 anos
APOIO: Instituto Camões
INTRODUÇÃO À ANIMAÇÃO 2D
Ministrante: Carlos Iubel
25/09 (sábado), das 9h às 12h
Aprenda a dar vida ao seu personagem com os primeiros passos da animação 2d. Abordaremos os 12 princípios da animação com exemplos práticos aplicados no planejamento da caminhada de um personagem.
Classificação indicativa: a partir de 14 anos
Inscreva-se aqui!
EXPRESSÕES FACIAIS
Ministrante: Ariel Dacunha
25/09 (sábado), das 14h às 15h30
Aprenda a desenhar as emoções de seus personagens através das expressões faciais. Vamos desenhar as principais expressões e aplicá-las no desenho de duas páginas de HQ.
Nesta aula vamos aprender a desenhar expressões faciais de forma simplificada, como os emojis de aplicativos de mensagem. É uma aula fácil o suficiente para crianças pequenas e com conteúdo relevante para desenhistas iniciantes. Para o último exercício as expressões aprendidas serão aplicadas em uma história em quadrinhos de duas páginas, em que o rosto dos personagens foram apagados.
Conteúdo:
1. Teoria: O que são expressões faciais e qual sua importância na comunicação.
2. Desenho das 7 expressões primárias (alegria, tristeza, raiva, surpresa, medo, nojo e desprezo)
3. Desenho de diferentes intensidades das expressões primárias
4. Desenho de mistura de expressões e expressões estilizadas (símbolos no lugar dos olhos)
5. Desenho de expressões em uma HQ de duas páginas onde os rostos foram apagados.
Classificação indicativa: a partir de 6 anos, para desenhistas iniciantes de qualquer idade.
Inscreva-se aqui!
DESENHANDO A CANÇÃO
Ministrante: Yuri Garfunkel
01 (sexta-feira) e 02/10 (sábado), das 10h às 12h
O autor do livro “A Viola Encarnada: Modas de Viola em Quadrinhos” apresenta seu processo criativo e demonstra exercícios que podem ser realizados em casa. Os participantes são convidados a escolherem uma canção que traga lembranças significativas. As canções escolhidas serão tema para exercícios de desenho e produção de páginas de linguagem sequencial.
Classificação indicativa: livre
Inscreva-se aqui!
TEMPO E FORMA: A REPRESENTAÇÃO VISUAL DO TEMPO
Ministrante: Delius (Argentina)
01/10 (sexta-feira), das 14h às 16h30
A representação visual do tempo. Ciclos, sequências, simultaneidades e evoluções em uma narrativa. Oficina que convida à reflexão sobre algumas das formas e recursos para representar o tempo na imagem, o uso de figuras retóricas como a repetição, a divisão do campo em porções, o uso de molduras, transformação, movimento, capas sobrepostas, a simultaneidade de cenas.
O workshop tem uma introdução em que iremos observar e comentar as imagens, com a ideia de exercitar o nosso olhar e reflexão (aproximadamente 1 hora) e outra parte da produção de um desenho em aula (aproximadamente 1 hora), além de um debate (aproximadamente 20 minutos).
Classificação indicativa: a partir de 18 anos
Haverá tradução simultânea!
Inscreva-se aqui!
CRIAÇÃO DE SUPER-HERÓIS
Ministrante: Ariel Dacunha
02/10 (sábado), das 14h às 15h
Nesta oficina você vai criar seu próprio super-herói e desenhar ele em uma HQ junto com o professor.
Classificação indicativa: a partir de 8 anos, para desenhistas iniciantes independentemente da idade.
Inscreva-se aqui!
AULA DEMONSTRATIVA
COURO DE GATO – XILOGRAVURA E QUADRINHOS
Ministrante: João Sánchez
03/10 (domingo), das 10h às 13h
O editor, impressor e artista gráfico João Sánchez contará sobre a concepção e criação da HQ Couro de Gato, escrita por Patati, fazendo uma aula demonstrativa sobre o processo de gravação e impressão de xilogravura.
Classificação indicativa: livre
Inscreva-se aqui!
PALESTRAS E DEBATESDEBATE
PARA CRIANÇAS DE 7 A 77 ANOScom Marcio R. Garcia e Caio Zero
mediação Fafá Conta
23/09 (quinta-feira), 20h
No Youtube e Facebook da Bienal
COM TRADUÇÃO SIMULTÂNEA EM LIBRAS
Outras histórias em quadrinhos estão sendo criadas para o público infantil que não são da turma da Mônica, da Disney, de super-heróis ou mangá. Márcio, autor de “Sublime” (Ed. Inverso) e Caio, autor de “Rumi” (Ed. Incompleta) nos contam como é criar e usar a linguagem dos quadrinhos para dialogar com os pequenos leitores.
PALESTRA
LANÇAMENTO DO LIVRO “PARADAS MUSICAIS”
com Reinaldo Figueiredo
mediação Sandro Moser
24/09 (sexta-feira), 20h
No Youtube e Facebook da Bienal
COM TRADUÇÃO SIMULTÂNEA EM LIBRAS
Depois de passar pelo Pasquim, Planeta Diário e Casseta e Planeta, Reinaldo agora tem seu próprio programa de rádio. Ele era baixista na banda do Casseta e Planeta além de fazer a imitação do FHC. Agora, no seu novo livro, publicado pela Mórula Editorial, Figueiredo mistura as escalas e as tintas, a música e o humor.
DEBATE
MÚSICOS QUE AMAM QUADRINHOS
com JR Tostoi, Thedy Correa e Vlad Urban
mediação PJ Brandão
25/09 (sábado), 17h
No Youtube e Facebook da Bienal
Assim como quadrinistas amam música, músicos também amam quadrinhos. E agora é o momento de saber se e como essa paixão afeta o trabalho com a música. Como transformar a imagem em música?
DEBATE
LANÇAMENTO “CURVA – MÚSICA ILUSTRADA”
com André Caliman, Sérgio Albach e Fabiano Tiziu
mediação Mitie Taketani
25/09 (sábado), 20h
No Youtube e Facebook da Bienal
Em uma única faixa musical longa e variada, o Duo F5 (Sérgio Albach e Fabiano Silveira “o Tiziu”) criam um rico e lúdico ambiente sonoro, complementado pelas ilustrações de André Caliman, que surgem com a mesma espontaneidade do som, criando uma simbiose entre as linguagens artísticas.
DEBATE
CORPAS POLÍTICAS
com Sol Díaz (Chile), Gabriela Borges e Cecil Silveira (Portugal)
mediação Mariana Viana (Fora do Plástico)
26/09 (domingo), 17h
No Youtube e Facebook da Bienal
Novas vozes trazendo novos corpos para o cenário dos quadrinhos. Três exemplos de aventuras editoriais que multiplicam as vozes, os traços e as cores na representação da mulher (cis e trans) e pessoas não binárias. Quadrinhos que trazem as lutas da rua para o papel.
APOIO: Instituto Camões
DEBATE
MÚSICA EM QUADRINHOS
com Mylle Silva, Yuri Garfunkel e Sergio Mazul
mediação Dandara Palankof
26/09 (domingo), 20hNo Youtube e Facebook da Bienal
Quadrinista sempre gostou de música e sempre deu um jeito de usar essa paixão como inspiração para histórias. Convidamos autores que utilizaram três estilos musicais diferentes para criarem suas narrativas.
PALESTRA
FRAUZIO FAZ 20!
com Marcatti
mediação Rodrigo Scama e Liber Paz (KitineteHQ)
30/09 (quinta-feira), 20h
No Youtube e Facebook da Bienal
COM TRADUÇÃO SIMULTÂNEA EM LIBRAS
Personagem ícone de Marcatti completa 20 anos durante a pandemia. Para não deixar o pobre apagar velinhas sozinho, convidamos o autor para falar de sua obra e especialmente do Frauzio.
DEBATE
SOBRE VIVER NA REDE
com Luiza de Souza (Ilustralu), André Caliman, Leandro Assis
mediação Carol Ito
01/10 (sexta-feira), 20h
No Youtube e Facebook da Bienal
COM TRADUÇÃO SIMULTÂNEA EM LIBRAS
Muito antes do isolamento social os quadrinistas já estavam explorando a internet como forma de vender seus trabalhos e também como experiência de linguagem. Esse envolvimento com a rede se tornou muito mais urgente nesse momento. Como estão se virando os cartunistas brasileiros nesse novo meio?
DEBATE
BIENAL DE QUADRINHOS INVADE QUADRINHOS NA SARJETA!
MEMÓRIA: PRESERVAÇÃO DE ACERVOS
com Key Imaguire Junior + Flavio Colin Filho
mediação Alexandre Linck
02/10 (sábado), 20h
No Youtube e Facebook do Quadrinhos na Sarjeta
COM TRADUÇÃO SIMULT NEA EM LIBRAS
Como manter viva a memória de nossos autores e suas criações? O criador da Gibiteca de Curitiba se junta ao herdeiro de Flavio Colin para discutir dois exemplos bem sucedidos de preservação e veiculação de obras em quadrinhos.
DEBATE
COLETIVOS E A CENA INDEPENDENTE
com Marcos Farrajota (Portugal), Marco Tóxico (Bolívia), Weaver Lima
mediação Cecilia Arbolave
03/10 (domingo), 17h
No Youtube e Facebook da Bienal
Se agrupar para resistir. Inventar maneiras para seguir publicando e propor novas linguagens e novas maneiras de veicular os quadrinhos. Experiências que vem do alto (La Paz), da praia (Fortaleza) e do outro lado do Atlântico (Cascais).
APOIO: Instituto Camões
PALESTRA
É BREGA
com Gidalti Jr.
mediação Felipe Cordeiro
03/10 (domingo), 20h
No Youtube e Facebook da Bienal COM TRADUÇÃO SIMULTÂNEA EM LIBRAS
“Brega Story”, a nova graphic novel de Gidalti Jr., é ambientada nos bastidores do universo do brega de Belém, onde a explosão de som, luzes, cores e texturas resultam em um dos gêneros musicais mais expressivos do norte do país. Fruto de uma intensa pesquisa gráfico-musical, Gidalti explora o contraste entre as manifestações culturais periféricas e o mainstream, fazendo com que os personagens vivam a vertigem do sucesso e do fracasso, marcados pelo abandono e precarizados pela vida.