O Programa Guritiba, reconhecido por levar o melhor do teatro infantojuvenil ao Festival de Curitiba, promoveu uma ação especial de formação de plateia na última quarta-feira (02). No Teatro Positivo, 2 mil crianças da rede municipal de ensino assistiram ao espetáculo “Música para Depois da Aula: O Menino Maluquinho – O Show”, da companhia curitibana Tupi Pererê. A iniciativa foi uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e o Festival de Curitiba.
Uma homenagem a Ziraldo e à infância
A Tupi Pererê também realizou duas sessões do mesmo espetáculo no Teatro Bom Jesus, como parte da programação do Guritiba deste ano. A montagem é uma releitura musical da clássica obra infantojuvenil brasileira, com canções de Rosy Greca, direção artística de Guga Cidral e direção musical de Daniel Arenhart. O show celebra a infância por meio de uma abordagem lúdica e interativa, promovendo uma viagem pelo universo do Menino Maluquinho.
Não é a primeira vez que a história do icônico personagem criado por Ziraldo ganha os palcos de Curitiba. A adaptação teatral original ocorreu na década de 1980, com direção de Fátima Ortiz e canções compostas por Rosy Greca e Enéas Lour. Nesta nova versão, Guga Cidral destaca a importância da obra e seu impacto na cultura infantil brasileira. “É uma grande alegria poder reviver essa história e rememorar as canções da Rosy em um festival tão relevante para nós”, afirma o diretor.
Ação social e democratização do acesso à cultura
O Programa Guritiba tem como objetivo ampliar o acesso à arte para crianças, adolescentes, educadores e famílias. Além das apresentações nos teatros, o projeto também leva espetáculos para escolas e instituições sociais da capital e região metropolitana.
Segundo Fabíula Bona Passini, representante do Guritiba, o programa não se limita às apresentações teatrais, mas também promove formação em arte-educação para professores e familiares das crianças envolvidas. “O Guritiba não é apenas um evento, mas um movimento que envolve toda a comunidade escolar”, destaca.
A partir do dia 25 de março, os espetáculos “Vida Plástica” (Cia. Lado a Lado), “Yeye & Seu Espelho” (Ventania Produções) e “Dia Claro, Noite Escura” (Imã Circo Produção) circularão por diferentes instituições, abordando temas como conscientização ambiental e a descoberta da identidade infantil.
O Guritiba é apresentado por Peróxidos do Brasil e CNH Capital – New Holland, com patrocínio do Grupo Barigüi, Ritmo Logística e BRFértil Fertilizantes, e conta com o apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.