Espetáculo “AMMA circo show” leva arte gratuita a cidades do litoral paranaense


Após passar por Antonina e Matinhos, o espetáculo “AMMA circo show”, da Cia. Amma, de Londrina, chega agora às cidades de Guaratuba, Morretes e Pontal do Paraná. A iniciativa faz parte do projeto “Furebo e Pinduca pelo Paraná”, realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo – Governo Federal, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.

Com entrada gratuita, o espetáculo busca democratizar o acesso à cultura e levar a arte circense a novos públicos. Em cena, os personagens Furebo e Pinduca se envolvem em uma divertida confusão: enquanto um acredita que vai apresentar um show de circo, o outro questiona se esse tipo de arte é realmente para eles. A partir daí, o público é conduzido por uma jornada recheada de mágicas atrapalhadas, acrobacias com bambolê e números clássicos, enquanto os personagens descobrem o valor da liberdade de ser quem se é.

As apresentações abertas ao público acontecem nesta quinta-feira (25), às 20h30, no Largo do Carioca, em Guaratuba – com local alternativo em caso de chuva no auditório da Secretaria de Cultura local. No sábado (26), a peça será apresentada às 16h na Estação das Artes, em Morretes. Já em Pontal do Paraná, o espetáculo acontece no dia 1º de maio, às 20h, no Calçadão do Balneário de Santa Terezinha – sendo transferido para o miniauditório da Casa da Cultura do Balneário Primavera em caso de chuva.

Além das apresentações para o público em geral, o projeto também contempla estudantes da rede pública de ensino fundamental com a oficina “Tem um cortejo lá na escola” e sessões exclusivas. As escolas participantes são a Escola Municipal Professor Desauda Bosco da Costa Pinto, em Morretes; a Escola Municipal de Plácido e Silva, em Guaratuba; e a Escola Municipal Professora Zélia Ceranto, em Pontal do Paraná.

Desde sua estreia em 2021, o “AMMA circo show” vem se reinventando, em sintonia com o espírito inquieto e lúdico da Cia. Amma. Unindo palhaçaria e arte drag, o espetáculo investe na potência do riso como forma de transformação e liberdade.