Duas organizações estão unindo forças para tornar o esporte mais inclusivo a crianças e adolescentes. No dia 25 de maio, a Olimpíadas Especiais Brasil assinou uma parceria com o projeto Maestro da Bola, fundado pelo pentacampeão mundial Ricardinho.
As Olimpíadas Especiais Brasil, movimento mundial sem fins lucrativos, é um evento mundial centrado no desporto criado em 1968 por Eunice Kennedy, irmã do 35º presidente dos Estados Unidos John Kennedy.
Trata-se de uma organização internacional criada para apoiar pessoas com deficiência intelectual a desenvolver a autoconfiança, capacidade de relacionamento interpessoal e sentido de realização por meio do esporte.
As Olimpíadas Especiais Brasil promovem a prática do atletismo, águas abertas, basquete, bocha, futebol, natação, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e judô. A organização tem mais de 50 mil atletas cadastrados e mais de 19 mil treinando e competindo durante todo o ano.
Já o projeto Maestro da Bola foi criado em 2017. Atua nas cidades de Curitiba e Foz do Iguaçu, atendendo crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade e todos que necessitam de inclusão.
Unidas pelo mesmo ideal, EOB e Maestro da Bola pretendem fomentar, divulgar e oferecer apoio em eventos promovidos por ambas as instituições, além de promover a capacitação e treinamento técnico para profissionais já assistidos pelas organizações.